Resumo trabalho na sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1194 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“As origens do serviço social no Brasil”
Esse período é marcado pela republica velha no país com principal característica a política café-com-leite, tendo os estados de São Paulo e Minas Gerais dominando a oligarquia cafeeira e pecuária no cenário político nacional, pois eram os estados com maior numero de deputados no congresso e maiores produtores de café e gado no país, tendo como coronéiscomo poderosos que eram fazendeiros e comerciantes mais ricos.
O modelo econômico era o agroexportador que tinha como objetivo abastecer o mercado europeu com produtos agrícolas de origem tropicais sendo os principais produtos brasileiros de exportação o café, a borracha, o açúcar e algodão.
Esses fatores favoreceram a produção interna de bens industrializados, crescendo os centros urbanos emtorno das indústrias, gerando assim classes operarias no país acompanhada de marginalização. A população pobre passou a ocupar as periferias das cidades faltando-lhes todas politicas estruturais e sociais (Moradia, educação, saneamento, saúde etc.), com isso o aparecimento dos movimentos sociais.
Tendo a crise da bolsa de valores de nova York em 1929, trouxe mudanças na estrutura econômica no Brasilcom a falências bancarias e industriais na Europa, paralisou a exportação e fim entrada de capitais nos caos para a produção de café no Brasil.
Com crise do comercio internacional de 1929 e o movimento de 1930 foi um marco na trajetória da sociedade brasileira, levando a uma reorganização das esferas estatal e econômica.
A republica de 1930 pôs fim a primeira republica com a posse do governo porGetúlio Vargas, caracterizado por ser forte e centralizador e por investir grandemente no desenvolvimento da indústria de que o capitalismo necessita para expandir-se modernizou a economia nacional, acelerou o processo de industrialização, fazendo com que a burguesia começasse a participar mais da politica do país.
A implantação do serviço social no Brasil ocorreu nessa conjuntiva de acirramentodo capitalismo e da classe dominante, e da igreja católica que era sua porta-voz, tendo como influencia a assistente social norte-americana Mary Richmond.
Neste método as assistentes sociais tinham como objetivo trabalhar a personalidade das pessoas e sua adaptação ao seu meio social
Em 2009 iniciou-se a questão social devido a exploração do operário este vendendo sua força de trabalho a classedominante com péssimas condições de trabalho, trabalhando só para comer, além do mais, não tinham férias, nem auxilio doença e seu lazer e cultura ficava a cargo da filantropia ou caridade.
Segundo Gohn 2003 avançam os movimentos sociais e sindicatos por direitos da vida por melhores salários e condições de vida, classes populares urbanas e por meio de consumo coletivo, das classes populares emedias por moradia.
O desdobramento da questão social ajudou a classe operaria entrar no cenário politico

Além disso, promulgou alguns decretos e leis. A lei de férias (15 dias) e o código de menores (regulamento as horas se trabalho das crianças). as empresas também ofereceram uma precária assistência aos operários, através das vilas operarias, ambulatórios, creches, escolas, entre outros,A igreja católica, respondeu através de organizações, segundo Ana Maria.
Assumiram a educação social dos trabalhadores urbanos brasileiros, dentro de uma perspectiva de assistência preventiva e do apostolado social. (Estevão, 1999). As ligas das senhoras católicas em são Paulo
Iamamoto (2009) refere-se a essa ação como sendo obras que desde o inicio envolveram as famílias que integravam agrande burguesia paulista e carioca. Possuíam grandes recursos e contados que possibilitava o planejamento de obras assistenciais essa não era o socorro aos indigentes, assistência preventiva no que se refere a menores e mulheres.
Devido a necessidade de uma formação técnica e especializada para expansão da ação social instalou-se primeiras escolas de serviço social em 1936 em são Paulo.
Em 1036,...
tracking img