Resumo texto louis althusser ideologia e aparelhos ideológicos do estado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1109 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo....

1º Texto por Louis Althusser

IDEOLOGIA E APARELHOS IDEOLÓGICOS DO ESTADO

O ESTADO

O Estado uma máquina de repressão, onde as classes dominantes asseguram sua superioridade sobre a classe operária, para assim submetê-los ao processo de extorsão, ou seja, à exploração capitalista.
O Estado chamado pelo Marxismo de aparelho de Estado não somente um aparelho especializado,mas também no sentido de estrito, onde reconhecemos sua existência e necessidade a partir das exigências jurídicas (a policia, os tribunais, as prisões, e também o exército que intervém diretamente como força repressiva deste conjunto) o apoio da policia e seu corpo auxiliar especializado chefe do Estado, o governo e a administração. Sob esta forma apresenta-se a teoria marxista-leninista do Estadoonde sem duvida foi captado o essencial, ou seja, o aparelho de Estado define o Estado como uma força de execução e de intervenção repressiva que favorece as classes dominantes.

DA TEORIA DESCRITIVA À TEORIA

Descritivo, impõe-se a uma breve explicação. A teoria marxista do Estado são concepções ou representações descritivas do seu objeto, porém as grandes descobertas cientificas passam pelafase que chamamos de teoria descritiva que seria a primeira fase de toda a teoria cremos que deveríamos encarar essa fase como uma fase transitória, necessária ao desenvolvimento da teoria que é algo que pode acontecer causando um efeito contraditório. Em outras palavras isto que dizer:
1º A teoria descritiva é de fato e sem duvida algo possível, é apenas um começo sem retorno da teoria.
2º Aforma descritiva da teoria exige precisamente um desenvolvimento da teoria (por causa do efeito contraditório) que ultrapassa a forma da descrição.
A teoria marxista do Estado permanece em parte descritiva, isto significa que esta teoria é possível, o que nos da o essencial para o principio decisivo de todo o desenvolvimento da teoria.

O ESSENCIAL AD TEORIA MARXISTA DO ESTADO.

Toda a luta declasses políticas gira entorno do Estado, de uma detenção, é uma conservação do poder do Estado, por uma certa classe ou por uma aliança de classes.
Sabemos que o aparelho de Estado pode permanecer intacto, como provam as revoluções burguesas de século XIX na França. E com uma revolução social como a de 1917, o aparelho de estado permaneceu intacto. Mais qual a diferença entre ele é precisodistinguir o poder de Estado do aparelho de Estado
1º Poder de Estado é toda a repressão.
2º Aparelho de Estado são as instituições utilizadas (a policia, os tribunais, as prisões, o governo, a administração e etc...).
3º O objetivo das luta de classes e visar o poder do Estado
4º O proletariado deve tomar o poder de Estado para poder destruir o aparelho de Estado, e numa primeira fase substituir oaparelho de Estado existente por um completamente diferente.e depois em fases ulteriores iniciar um processo radical, a destruição do Estado e do poder do Estado.

OS APARELHOS IDEOLÓGICOS DE ESTADO

A diferença principal entre o AIE (aparelho ideológico de Estado) do A“R”E (aparelho “repressivo” de Estado) é que, um funciona pela ideologia e o outro pela repressão (violência).
Para oaparelho ideológico de Estado designamos instituições distintas e especializadas, propomos uma lista destas realidades que é claro precisa ser posta a prova, as instituições são as seguintes.
- AIE religioso (sistema das diferentes igrejas),
- AIE escolar (diferentes sistemas como escola publica e particular),
- AIE familiar,
- AIE jurídico,
- AIE político (a variação de partidos),
- AIE sindical,- AIE da informação (radio, TV, imprensa, etc.).
- AIE cultural (Letras, Belas Artes, etc.).
Essas instituições do AIE são na maioria delas privadas, e as instituições do aparelho de Estado são inteiramente publicas, o que gera a duvida de como é que intuições privadas podem funcionar de forma ideológica?
Mas pouco importa se é publico ou privado, o que importa é o seu funcionamento e uma...
tracking img