Augusto comte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (563 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857),, nasceu Montpellier França, filho  de um fiscal de impostos  passou maior parte da vida em Paris.

Viveu numa época seguinte as RevoluçõesFrancesa e a Primeira Industrial (realizada pela Inglaterra). Aos 16 anos entrou na Escola Politécnica de Paris, escola que foi fundada 1794 como fruto da Revolução Francesa e do desenvolvimento daciência e técnica resultante da Revolução Industrial. Nela Comte teve significativa influência que iriam constituir posteriormente seu pensamento.
Trouxe um novo conceito de Sociologia chamada naépoca de Física Social. Ele pensava na Sociologia como uma ciência muito mais complexa do que era concebida na época e que ela deveria ter um destaque maior em relação as outras ciências como Matemática,Astronomia, Física, quimica, Biologia e vindo assim a Sociologia no topo.. Pensou no Positivismo, que era caracterizado pela previsibilidade com o lema “ver para prever’”. Foi considerado o pai daSociologia.
A primeira lei reconhecida pela física social foi a lei dos três estágios, Teológico ,Metafísico, Positivismo.
O primeiro estagio da sociedade humana foi o teológico, não tendo como buscarbase na razão cientifica as explicações vinham das pluralidades “Divinas” ,que adveio da Igreja e sacerdotes que mantinham assim a ordem feudal e militar e social da época. A igreja mantinha ocontrole do homem através de seus dogmas. Com eles ela tinha o controle politico e econômico da sociedade.
Com desenvolvimento cientifico do homem fez com que ele passe a ter dúvidas sobre essasinstituições que coordenavam a ordem (a Igreja). O progresso da natureza nos leva a segunda lei da dos três estágios a Metafísica, que é a transição do homem em busca da razão, uma fase marcada pela crise do homemna natureza que ao levantar duvidas sobre as instituições de poder, ele perde a ordem, gerando uma crise de transição. A ordem para Comte é a base do homem, todos seus pensamentos eram em torno...
tracking img