Fichamento althusser

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
FACULDADE DE DIREITO

DISCIPLINA: Direito e Sociedade
PROFESSOR:

RELATÓRIO DE LEITURA

Os Aparelhos Ideológicos do Estado com base no texto: “Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado”- Notas para uma investigação
(Louis Althusser).

Curitiba
2013
OBRA:
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. Tradução de Joaquim Joséde Moura Ramos. São Paulo: Martins Fontes, 1970.

OBJETO:
Os Aparelhos Ideológicos de Estado são conceitos criados por Althusser para dar conta das instâncias da sociedade que existem para reproduzir a ordem vigente e para transmitir às pessoas certas condutas, modos de pensar e atitudes vistas como desejáveis e necessárias pelas classes dominantes. São então Aparelhos Ideológicos de Estado: aReligião, a Família, as instituições oficiais como Polícia, Tribunal, Congresso e a Escola.

JUSTIFICATIVA:
Diversas posições teóricas de Althusser ainda continuam muito influentes na filosofia marxista. O texto estabelece seu conceito de ideologia, que relaciona o marxismo com a psicanálise. A ideologia, para ele, deriva dos conceitos do inconsciente e da fase do espelho (de Freud e Lacan,respectivamente), e descreve as estruturas e sistemas que permitem um conceito significativo do “eu”. Estas estruturas, para Althusser, são tanto agentes de repressão quanto são inevitáveis. Para ele é impossível escapar das ideologias.
Em seu discurso sobre a Ideologia é visível sua preocupação em encontrar o lugar da submissão espontânea, o seu funcionamento e suas consequências para o movimentosocial.
Althusser afirma três coisas importantes: A existência de ideologia (padrões morais, costumes religiosos, etc) é atemporal, parece parte da existência humana; As ideologias não são apenas um reflexo do poder da classe dominante, eles são também o local da luta ideológica entre vários pontos de vista; Na sociedade moderna, o mais poderoso dispositivo para reproduzir a ideologia da burguesia(no sentido de aqueles que detêm o capital) não é a religião, mas a escola.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO E RESUMO:
Para tratar dos Aparelhos Ideológicos de Estado, Louis Althusser, que faz parte da corrente estruturalista, baseia-se nas ideias de Marx, mostrando a relação entre as classes que dominam (burguesia) e as classes dominadas (proletários) e suas funções na sociedade. Para isso, falasobre a reprodução das condições de produção, que consiste em reproduzir as forças produtivas e as relações de produção já existentes, onde a força de trabalho é assegurada pelo salário. A qualificação da força de trabalho se dá cada vez mais, fora da produção, através da escola, onde se aprende a ler, escrever e principalmente as regras do bom comportamento e conduta. Então aparece a distinção entreAparelho (repressivo) de Estado e Aparelhos Ideológicos de Estado, o primeiro funciona predominantemente através da repressão enquanto o segundo funciona predominantemente através da ideologia; os dois formam o Aparelho de Estado.
Assim, a reprodução das relações de produção é assegurada, principalmente, pelo exercício do poder do Estado nos Aparelhos de Estado.
Muitas das teorias de Althusserainda permaneceram muito importantes na filosofia marxista. O texto estabelece seu conceito de ideologia, que relaciona o marxismo com a psicanálise. A ideologia, para ele, deriva dos conceitos do inconsciente e da fase do espelho (de Freud e Lacan, respectivamente), e descreve as estruturas e sistemas que permitem um conceito significativo do “eu”. Estas estruturas, para Althusser, são tantoagentes de repressão quanto são inevitáveis. Para ele é impossível escapar das ideologias.
Em seu texto "Ideologia e Aparelhos Ideológicos do Estado", Louis Althusser tenta uma abordagem analítica para a reprodução das condições e relações de produção através da exploração de conceitos predominantes Marxista e Leninista, como a metáfora do edifício, o aparelho do Estado, o poder do Estado e...
tracking img