Resumo-tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2868 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Em seu livro “ Como se fazer uma tese “, Umberto Eco, utilizando-se de seu conhecimento e experiência cotidiana como professor e pesquisador, escreve seu texto de forma ampla e objetiva, utilizando-se de vários exemplos e sempre com uma ponta de sarcasmo. Em certos momentos, faz criticas ao método utilizado pelas Universidades e o modo como se organizam. Cita alguns problemas, comoo fato de ter cursos sobrecarregados de alunos em que o professor acaba se relacionando apenas com alguns poucos mais assíduos. Ele expressa todo o seu conhecimento, procurando extrair da composição textual técnica, um material direto e aplicável.

Esta obra de Umberto Eco, como ele mesmo fala, não serve para ensinar a fazer uma pesquisa cientifica, mas sim, trata de observações importantespara a apresentação de uma tese mediante á uma banca examinadora. Ele procura esclarecer algumas questões de o que seria uma tese, como escolher e abordar o tema e como organizar a redação do trabalho.







Capitulo 1 – O que é uma tese e para que serve.



1.1. Por que se deve fazer uma tese e o que é?

Uma tese é um trabalho de médio porte, datilografado e que varia de cem àquatrocentas paginas. Nele o estudante trata de um tema referente a sua área de estudos. Segundo á lei italiana, ela é indispensável. Após a conclusão de todos os exames obrigatórios, o estudante apresenta sua tese perante á uma banca examinadora, que ouve o comunicado do relator (o professor com quem "se faz" a tese) e do ou dos contra relatores, que levantam algumas objeções ao candidato, surgindoentão um debate que envolve também os demais participantes da banca. Com base no que é dito pelos relatores, são levantadas questões que testam capacidade do candidato de sustentar as opiniões expressas em sua tese. Calculando as media obtida nos exames a banca atribui uma nota a tese, que pode ir de um mínimo de sessenta e seis até um máximo de cento e dez com louvor e menção honrosa. Ao menos essaé a regra utilizada quase que por todas as faculdades de ciências humanas.

Em sua primeira advertência ele diz que pode-se fazer uma tese de compilação ou uma tese de investigação. Sendo que uma tese de compilação tem como características ser menos densa e fatigante, podendo ser feita em menos tempo e com menos trabalho, já uma tese investigativa requer mais tempo, dedicação e emprenho,tornando-se um trabalho completo e abrangente, porem bem mais longo, podendo levar anos para sua conclusão.

A escolha entre fazer uma tese de compilação ou de investigação dependera das condições do estudante, seja da demanda de tempo e condições de pesquisa ou da capacidade de seu intelecto, motivação e obstinação.



1.2. A quem interessa este livro.

Devemos levar em consideração que hámuitos estudantes que por obrigação precisam fazer sua tese as pressas. Logo esse livro dirige-se á que tem a possibilidade de dedicar algumas horas do dia para o estudo e pretendem criar uma tese que também lhes gere um grau de satisfação intelectual e que depois seja útil depois da licenciatura.



1.3. De que modo uma tese serve também para depois da licenciatura.

Existem duas maneiras de suatese poder ser utilizada depois da licenciatura. Uma é fazer dela o precursor de uma investigação mais longa que se seguirá durante os próximos anos, é claro, se houver intenção de prosseguir com o estudo. A outra seria preparar sua tese fazendo com que seu conteúdo esteja apto continuado por outra pessoa interessada a partir do seu ponto de termino, fazendo com que o interessado dê continuidadeao seu trabalho.

Fazer uma tese é por em ordem todos os nossos pensamentos sobre determinado tema, utilizando de todo o nosso conhecimento, e buscando mais conhecimento sobre o referido tema. Organizando tudo isso de forma á que outra pessoa possa utilizar para dar continuidade ao nosso trabalho.



1.4. Quatro regras óbvias.

Deve-se evitar ser induzido pelo orientador a adotar tal...
tracking img