Resumo- como se faz uma tese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS
PRIMEIRO SEMESTRE









Epistemologia e Metodologia
das Ciências Sociais

Resumo do livro: Como se faz uma tese - Umberto Eco






Augusto Tessmann Yunes


Pelotas, 2012

Augusto Tessmann Yunes



RESUMO DO LIVRO: COMO SE FAZ UMA TESE – UMBERTO ECOTrabalho apresentado ao curso de Graduação em Relações Internacionais, da Universidade Federal de Pelotas, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Relações Internacionais.





Orientador(a): Prof. Luciana Ballestrin




Pelotas, 2012.
INTRODUÇÃO
Um manual para a produção de uma tese,“Como se faz uma tese” do autor Umberto Eco, é um livro direcionado a estudantes que estão a preparar ou pretendem no futuro formular uma tese. Focado em candidatos carentes em conhecimentos acadêmicos, o livro auxilia em realizar um trabalho digno. Mesmo que não seja seu foco principal, tem total capacidade de auxiliar estudantes com grande conhecimento e cultura, tornando-se assim uma referência noassunto.
Os conselhos e dicas passadas neste exemplar são divididos em cinco principais tópicos: o que se entende por tese, escolha do tema e organização do tempo de trabalho, condução de uma investigação bibliográfica, organização do material selecionado, disposição física da redação do trabalho, redação definitiva e conclusão.
I. O QUE SE ENTENDE POR TESE
A tese é um trabalho de tamanho médio,feita por estudantes de universidades com o intuito de concluir o curso, ou quando é exigida em pós-graduações.
As teses se diferenciam em dois tipos: de compilação e de investigação. O primeiro caso é um trabalho que demonstra uma analise crítica da maior parte dos dados disponíveis e a expõe de modo simples e claro fazendo também conexões com diversos pontos de vista, proporcionando umautilização do trabalho em âmbito informativo até mesmo para os mais estudados do ramo. O segundo item é consideravelmente mais desgastante, pois este tipo de pesquisa inclui coleta mais aprofundada de dados, seja através de exemplares raros de livros, visitas a bibliotecas ou viagens.
Não só como meio de finalizar o curso desejado, a tese pode ser utilizada como porta de entrada para uma pesquisamais ampla que tem a possibilidade de se estender nos anos seguintes, se for do interesse do estudante. Outro beneficio é o aprendizado, que pode tanto servir de ajuda na hora de preparar trabalhos futuros quanto para a carreira em si.

II. ESCOLHA DO TEMA E ORGANIZAÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO
O primeiro passo para a produção de uma tese é a escolha de seu tema, que deve ser de interesse doestudante para que assim se tire máximo proveito desta. É de extrema importância que as fontes estejam tanto ao alcance intelectual quanto material do candidato.
Uma escolha importante é se a tese será monográfica ou panorâmica, ou seja, com um a escolha de um trabalho monográfico o estudante procurará trabalhar com um assunto específico em que possa se tornar perito, facilitando muito o enfrentamentocom o júri, que provavelmente não terão tanto conhecimento nesse assunto. Já com a tese panorâmica o assunto abordado será muito abrangente, e com isso a disponibilidade de dados, pontos de vista e contestações se torna enorme. Porém com a abertura desse grande leque de opções, também podem vir erros ou a não citação de algum fato importante, que provavelmente serão apontados pelo júri, a julgarque sendo um assunto não tão especifico será do conhecimento deles.
Na hora de fazer uma escolha entre temas antigos e contemporâneos, se deve saber que um autor contemporâneo, mesmo trabalhando com uma linguagem mais acessível e na facilidade de adquirir seus textos, acaba muitas vezes por ser bastante complicado. Essa complicação pode se exemplificar por interpretações e criticas que devido...
tracking img