Resumo stuart hall, bourdieu e thompson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Stuart Hall:
O fenômeno da globalização, para Stuart Hall, ganhou força nas ultimas décadas graças ao avanço da tecnologia e a ‘’democratização’’ dos meios de comunicação. Com isso, valores culturais passaram a ser disseminados de forma mais rápida e mais intensa em todos os lugares do mundo devido ao “encurtamento” do espaço-tempo que separavam as nações e hoje permitem um fluxo de informaçõese uma criação de laços entre elas muito mais intensa. Esses valores, em sua grande maioria, são assimilados e levam a formação de uma nova identidade, a global. Essa possibilidade de contato com outras culturas e valores pode gerar uma desintegração da identidade nacional ou o declínio dela, formando novas identidades híbridas, o que mostra que quando a identidade global se consolida e se tornarpresente na vida das pessoas de forma tão intensa acaba deslocando ou até mesmo apagando a identidade nacional. Essa questão da identidade mexe com a questão do consumo, das questões políticas, raciais e até nas questões intelectuais.
Anteriormente à globalização ganhar a força que possui nos dias de hoje, as pessoas valorizavam mais sua identidade nacional, se identificavam mais com seu país e astradições culturais que ele possui, mas com o avanço da globalização e com a maior possibilidade de contato com as outras culturas a identidade nacional foi perdendo espaço para outros tipos de identidade baseados em culturas diferentes. Esse avanço da globalização afetou até a publicidade que hoje faz suas campanhas não só a nível local, mas sim a nível global. O grande problema da globalizaçãoé que da mesma forma que se valoriza aspectos positivos de determinadas culturas, pode-se reforçar aspectos ruins. Um fato que exemplifica bem o a assimilação de aspectos culturais diferentes com o avanço da globalização e dos meios de comunicação é a questão das mulheres árabes que por muitos anos seguiam fielmente as tradições e costumes que eram ditados pela sua cultura local e a partir domomento em que tomaram conhecimento de como os demais lugares do mundo se portavam em relação a diversas questões que antes da globalização e da democratização dos meios de comunicação ela não tinha acesso, com o conhecimento dessas informações passaram a reivindicar seus direitos, principalmente o de participação política que era vigente na cultura global. Esse fato exemplifica a força que aidentidade global pode exercer na identidade nacional.
 

Pierre Bourdieu:
Pierre Bourdieu critica o modelo televisivo atual, principalmente ao que se refere ao modelo jornalístico. Sua critica parte do pressuposto de que a real função de um jornal é informar a população de forma ética e imparcial, explicando corretamente as noticias que de certa forma impactam a vida da população. Entretanto, devidoprincipalmente a interesses econômicos (há também influencia política em certos pontos) os telejornais estão preocupados em transmitir noticias que geram audiência, as noticias ônibus, que são noticias que geram a audiência desejada sem causar polêmica. Para manter essa audiência, a mídia de massa controla o tempo, o assunto e a profundidade do que é exposto ao público, isso é conhecido como uma‘’censura invisível’’ onde há o controle do discurso (Você pode falar o que quiser, desde que o que você fale renda audiência.), os assuntos são impostos, há um limite das criticas (A mídia impõe um ‘’ponto’’ até onde suas matérias podem chegar). Essas notícias não são aprofundadas em nenhum assunto (óculos – mostrar o que o povo quer ver de maneira que não gere problemas) e não transmitemconhecimento verdadeiro para a população, levando-a a um saber superficial, tornando a população alienada. A emissora junto com o jornal quando prioriza a audiência e colocam a conscientização e o estimulo ao senso critico de lado em favor de seus objetivos, leva a população à falta de suporte para que eles possam refletir e tenham certo conhecimento válido. Esse fato gera um sentimento de passividade...
tracking img