Engenharia civil no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (602 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO PATOS DE MINAS (UNIPAM)
CURSO: ENGENHARIA CIVIL – TURMA EGC-1 A
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR
PROFESSOR: HUGO JOHNNE BRAGA
ALUNO: ALINE QUEIROZ

História da EngenhariaCivil no Brasil
No Brasil a Engenharia Civil deu seus primeiros passos de forma sistemática ainda no período Colonial, com a construção de fortificações e igrejas. Em 1549 o Engenheiro Civil Luís Diasfoi incumbido pelo “governador das terras”, Tomé de Souza, para levantar os muros da cidade Salvador (BA), com isso acabou construindo também o edifício de Alfandega e o sobrado de pedra-e-cal.
AEngenharia surgiu por questão de segurança para as pessoas e com o tempo acabou virando uma questão de estética também.
O pais passou por muitas mudanças no final do século XIX e no inicio do séculoXX, nesse período devido a cultura do café e posteriormente o desenvolvimento industrial, as riquezas geradas serviram de alavanca para o crescimento da construção civil. Em seguida veio o café, quecom sua cultura trouxe as cidades grandes mudanças, como as estradas de ferro, os prédios, as casas, os edifícios e as grandes e pequenas empresas.
O momento atual deixa o profissional da área daEngenharia Civil mais animado, pois tem muitas obras a serem feitas e poucos engenheiros qualificados para tal trabalho. O enriquecimento da classe C fez com que o setor da construção civil fique cadavez mais requisitado. Em 2011 o nível de emprego no setor teve uma alta de 7,4%, o equivalente a mais de 200 mil contratações em todo o Brasil. Projetos igual “Minha Casa Minha Vida” foi um dosresponsáveis por tal aquecimento, e a presença de grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos fazem surgir uma grande oportunidade para que o poder publico e a iniciativa privada invistam etambém lucrem ainda mais com a construção civil no Brasil.
O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 1,07% em janeiro na comparação com dezembro, com a criação de 36,2 mil vagas...
tracking img