Resumo sobre weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1473 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

MARCELLY MOREIRA
RAYANNE PARAIZO



um toque de clássicos: Max weber

VOLTA REDONDA
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

um toque de clássicos: Max weber


Trabalho apresentado ao Curso de Administração deEmpresas como requisito parcial da disciplina de Introdução a Sociologia, Orientado pela professora Marina Cordeiro.








VOLTA REDONDA
2012
1. Max Weber
Maximillion Weber, economista, sociólogo e filósofo alemão, nasceu em 1864 em Erfurt, Turíngia, e morreu em 1920 em Munique. Filho de um grande industrial textil na Alemanha Ocidental. Foi um dos principaisnomes da sociologia moderna. Realizou extensos estudos sobre história comparativa e foi um dos autores mais influentes no estudo do surgimento do capitalismo e da burocracia, bem como da sociologia da religião. Um dos seus objetivos principais foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem.
Para Weber, o capitalismo teria sidoimpulsionado por uma mudança comportamental provocada pela Reforma Luterana do século 16. Ocasião quando dela emergiu a seita dos calvinistas com seu forte senso de predestinação e vocação para o trabalho. Entre suas obras principais estão “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, “Economia e sociedade” e “A metodologia das ciências sociais”.
“Segundo Weber, para ao conhecimento que pretende,o cientista social efetua quatro operações: 1) estabelece leis e fatores hipotéticos que servirão como meios para seu estudo; 2) analisa e expõe ordenadamente “o agrupamento individual desses fatores historicamente dados e sua combinação concreta e significativa”, procurando tornar inteligível a causa e natureza dessa significação; 3) remonta ao passado para observar como se desenvolveram asdiferentes características individuais daqueles agrupamentos que possuem importância para o presente e procura fornecer uma explicação histórica a partir de tais constelações individuais anteriores, e 4) avalia as constelações possíveis no futuro.” (QUINTANEJO, 2002)

2. Tipos Ideais
Ao escolher um objeto, o cientista social estuda apenas uma parte do todo que é a realidade, procurandocompreender a individualidade cultural de um grupo da sociedade, com base na história do passado desse grupo social a fim de explicar o presente e as expectativas para o futuro.
Segundo Weber, “o objeto de estudo e a profundidade do estudo na infinidade das conexões causais são determinados somente pelas ideias de valor que dominam o investigador e sua época.” (QUINTANEJO, 2002)
A bússola para orientaro cientista social evitando que ele se perca é o tipo ideal. Suas possibilidades e limites devem ser: 1) à unilateralidade, 2) à racionalidade e 3) ao caráter utópico. (QUINTANEJO, 2002)
Através da seleção de elementos do objeto que serão interpretados pelo investigador e julgados por ele, os mais importantes para torna-se claro, ou seja, a escolha de um caminho para seguir evidencia aunilateralidade ao modelo puro. O cientista ao escolher e relacionar os elementos que serão explicados por ele utiliza-se da racionalidade, contudo, há também a influência de inúmeros fatores irracionais. No que se refere a racionalidade, o tipo ideal só existe como utopia, uma vez que a realidade é bem mais complicada e abrangente. O tipo ideal é uma simplificação do real.

3. Ação e Ação Social“A ação é definida por Weber como toda conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e orienta essa ação.”
“A Sociologia é, para Weber, a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social para, dessa maneira, explicá-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos”. (QUINTANEJO, 2002)
A ação é um comportamento humano a qual os...
tracking img