Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva

1. O sentido de uma “Sociologia Compreensiva”

- O decurso das conexões e das regularidades do comportamento humano pode ser interpretadopela compreensão.

- O entender de determinadas conexões deve ser controlado, na medida do possível, com os métodos usuais da imputação causal, antes que uma interpretação, mesmo que muito evidente, setransforme numa “explicação compreensiva” que seja válida.

- De maneira alguma é compreensiva apenas a ação racional com relação a fins: entendemos também o decurso típico dos afetos e as suasconseqüencias típicas.

-Temos que apreender o absolutamente “compreensível” e, ao mesmo tempo mais “mais simples”, na medida em que corresponde a um “tipo regular”.

-O comportamento que éinterpretável racionalmente se apresenta como o “tipo ideal” mais apropriado: tanto a sociologia como a História fazem fazem interpretações de caráter pragmático a partir das conexões racionalmentecompreensíveis de uma ação. Ex: Economia racional constrói o “homem economico”.

- O objeto específico não é tipos de “estado interno” ou comportamento externo mas sim a ação.

- Ação: comportamentocompreensível em relação a “objetos” (comportamento especificado ou caracterizado por um sentido (subjetivo) “real” ou “mental”.

-O mundo exterior e a ação dos outros relacionam-se de maneira subjetivamenteprovida de sentido com as ações efetivas e estados mentais que tem importância sobre o decurso da ação.

- A sociologia compreensiva estabelece diferenças da ação conforme referências típicas,providas de sentido (referencias ao exterior). O racional, com relação a fins, lhe serve como tipo ideal, para poder avaliar o alcance do irracional com relação a fins.

- Diferenças das qualidadespsicológicas não são por si sós importantes para nós. Ex: Idêntica procura de “rentabilidade” por parte da “mesma” empresa comercial pode ter em mãos dois proprietários sucessivos com “qualidades de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 03). Resumo sobre a sociologia compreensiva de max weber. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-a-Sociologia-Compreensiva-De/6608.html

MLA

"Resumo sobre a sociologia compreensiva de max weber" TrabalhosFeitos.com. 03 2011. 2011. 03 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-a-Sociologia-Compreensiva-De/6608.html>.

MLA 7

"Resumo sobre a sociologia compreensiva de max weber." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2011. Web. 03 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-a-Sociologia-Compreensiva-De/6608.html>.

CHICAGO

"Resumo sobre a sociologia compreensiva de max weber." TrabalhosFeitos.com. 03, 2011. Acessado 03, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Sobre-a-Sociologia-Compreensiva-De/6608.html.