Resumo sobre a sociologia compreensiva de max weber

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 11 (2542 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 27 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sobre algumas categorias da sociologia compreensiva

1. O sentido de uma “Sociologia Compreensiva”

- O decurso das conexões e das regularidades do comportamento humano pode ser interpretado pela compreensão.

- O entender de determinadas conexões deve ser controlado, na medida do possível, com os métodos usuais da imputação causal, antes que uma interpretação, mesmo que muito evidente, setransforme numa “explicação compreensiva” que seja válida.

- De maneira alguma é compreensiva apenas a ação racional com relação a fins: entendemos também o decurso típico dos afetos e as suas conseqüencias típicas.

-Temos que apreender o absolutamente “compreensível” e, ao mesmo tempo mais “mais simples”, na medida em que corresponde a um “tipo regular”.

-O comportamento que éinterpretável racionalmente se apresenta como o “tipo ideal” mais apropriado: tanto a sociologia como a História fazem fazem interpretações de caráter pragmático a partir das conexões racionalmente compreensíveis de uma ação. Ex: Economia racional constrói o “homem economico”.

- O objeto específico não é tipos de “estado interno” ou comportamento externo mas sim a ação.

- Ação: comportamentocompreensível em relação a “objetos” (comportamento especificado ou caracterizado por um sentido (subjetivo) “real” ou “mental”.

-O mundo exterior e a ação dos outros relacionam-se de maneira subjetivamente provida de sentido com as ações efetivas e estados mentais que tem importância sobre o decurso da ação.

- A sociologia compreensiva estabelece diferenças da ação conforme referências típicas,providas de sentido (referencias ao exterior). O racional, com relação a fins, lhe serve como tipo ideal, para poder avaliar o alcance do irracional com relação a fins.

- Diferenças das qualidades psicológicas não são por si sós importantes para nós. Ex: Idêntica procura de “rentabilidade” por parte da “mesma” empresa comercial pode ter em mãos dois proprietários sucessivos com “qualidades decaráter” diferentes.

2. A sua relação com a psicologia

-A sociologia compreensiva não é parte da psicologia.

-A maneira mais compreensível da estrutura provida de sentido de uma ação, é a ação provida orientada subjetivamente de maneira racional, conforme meios adequados para alcançar os fins propostos.

-Quando se “explica” uma tal ação, isto não significa que não se pretende deduzi-la apartir de situações “psíquicas”, pelo contrário, se pretende deduzi-la a partir das expectativas referentes ao comportamento dos objetos (racionalidade com relação a fins objetivos), e à racionalidade em relação ao que regularmente e objetivamente acontece.

- Toda explicação de processos irracionais, como o pânico na bolsa de valores, necessita da seguinte constatação: como teria se comportadono caso limite ideal típico racional com relação a fins e racionalidade regular. Somente quando for estabelecido isto pode ser estabelecida a imputação causal.

-Prescindindo da imputação causal, a historiografia e a sociologia têm que ver, continuamente, com as relações que um decurso de uma ação compreensível, provida de sentido, mantém com o tipo que a ação deve aceitar e que corresponde aoválido. , ou seja, ao tipo regular.

-O fato de que um comportamento orientado, subjetivamente provido de sentido, corresponda a um tipo regular, se contraponha a ele ou dele se aproxime, pode constituir para determinados fins, um sentido um estado de coisas de extrema importância.

-A coincidencia com o tipo regular é a conexão causal mais adequada provida de sentido.

- “Causadoadequadamente de uma maneira provida de sentido, a partir da história lógica, é o fato de que dentro de um contexto de argumentos sobre questões lógicas dentro de uma problemática, ocorre ao pensador uma idéia que se aproxima do tipo regular (correto) da solução.

-O fato de um certo decurso da ação real se aproximar ao “tipo regular”, isto quer dizer, da racionalidade com relação ao regular fático e...
tracking img