Resumo sinapse quimica e neuromuscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO SINAPSES QUÍMICAS:


1. Estímulo
2. Potencial de ação na célula pré-sináptica provoca a abertura de canais de Ca++ dependentes de voltagem no terminal do axônio.
3. Entrada de Ca++ noterminal da célula pré-sináptica.
4. O aumento da concentração intraceluar de Ca++ na célula pré-sináptica provoca a fusão das vesículas contendo neurotransmissores com a membrana da célulapré-sináptica no terminal do axônio.
5. Liberação do neurotransmissor na fenda sináptica por exocitose.
6. Ligação do neurotransmissor a receptores na célula pós-sináptica provocando a abertura de canaisquimio-dependentes e provocando alteração do potencial de membrana na célula pós-sináptica.
7. A variação do potencial de membrana da célula pós-sináptica pode ser excitatória ou inibitória dependendo danatureza química do neurotransmissor.
8. Se for excitatória ocorrem despolarização e geração de potencial de ação, se for inibitória ocorre hiperpolarização e não ocorre potencial de ação.Resumo sinapse na junção neuromuscular:
1. Estímulo provoca potencial de ação na célula nervosa ( motoneurônio ).
2. Potencial de ação no motoneurônio provoca a abertura de canais de Ca++ dependentes devoltagem no terminal do axônio.
3. Entrada de Ca++ no terminal do motoneurônio.
4. O aumento da concentração intracelular de Ca++ provoca a fusão das vesículas contendo o neurotransmissoracetilcolina com a membrana da célula nervosa no terminal do axônio.
5. Liberação da acetilcolina na fenda sináptica
6. A acetilcolina se liga a receptores nicotínicos na fibra muscular.
7. O receptornicotínico é um canal para Na+ e a ligação da acetilcolina provoca a abertura deste canal promovendo despolarização pela entrada de Na+ na fibra muscular.
8. O potencial de ação na fibra muscular provocaa saída de cálcio do retículo sarcoplasmático ( retículo endoplasmático da fibra muscular ) e a presença de cálcio no citoplasma da fibra muscular, junto com ATP provoca o deslizamento dos...
tracking img