Neuromuscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RAIANE ALMEIDA













RESUMO DE FISIOLOGIA HUMANA:
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR, UNIDADES MOTORAS E FISIO-FARMACOLOGIA DOS BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES.

















BELFORD ROXO
2013




UNIABEU CENTRO UNIVERSITÁRIO
BEATRIZ SANTOS
DANIELE GONÇALVES
FABIANA FELÍCIO
JOYCE CHRISTINA
JULIANE MACHADO
MICHELE FLAUZINO
RAFAELA SILVÉRIO
RAIANE ALMEIDATHAMIRIS ANDRADE






RESUMO DE FISIOLOGIA HUMANA:
JUNÇÃO NEUROMUSCULAR, UNIDADES MOTORAS E FISIO-FARMACOLOGIA DOS BLOQUEADORES NEUROMUSCULARES.










Resumo apresentado como exigência para o aprendizado das acadêmicas pela disciplina de Fisiologia Humana.







Professor: Marinho








BELFORD ROXO
2013INTRODUÇÃO



Potenciais de ação são gerados por células excitáveis, os quais são variações rápidas do potencial elétrico da membrana celular. As células excitáveis, como as células musculares e neuronais, se comunicam entre si pela transmissão de sinais elétricos.

Sinapse é o local de contato entre os neurônios com a finalidade de transmitir informações, permitindo assiminterações diversas. Existem dois tipos de sinapse: as elétricas e as químicas. Em uma sinapse elétrica os neurônios estão próximos e se comunicam pela passagem direta de corrente elétrica entre eles. Essa sinapse é caracterizada por não conter mediadores químicos, nenhuma modulação e por ser rápida. Em uma sinapse química, um potencial de ação provoca a liberação de mediadores químicos, peloneurônio pré-sináptico. Esse transmissor difunde através da fenda sináptica, extracelular, para se ligar aos receptores da membrana. Essa sinapse é caracterizada por existir uma distância entre os neurônios pré e pós-sináptico (fenda sináptica), e a despolarização nesse caso é feita por neurotransmissores como a acetilcolina, noradrenalina, etc.

A junção neuromuscular é uma sinapse pelo qual opotencial de ação no nervo motor evoca um potencial de ação na membrana plasmática da célula muscular. Cada célula muscular de mamífero é inervada por um ramo de um nervo motor.

A unidade motora é constituída por um conjunto de fibras musculares inervadas por um neurônio, sendo essa a menor unidade funcional do aparelho locomotor.

1-JUNÇÃO NEUROMUSCULAR

A junção neuromuscularé a parte terminal de um axônio motor com uma placa motora, isto é, região pós-sináptica especializada da célula muscular. A placa motora localiza-se na fenda sináptica imediatamente oposta ao axônio terminal pré-sináptico. Entre suas especializações anatômicas encontram-se as dobras que abrigam uma alta densidade de receptores colinérgicos.

O nervo motor sai da medula espinhal e fazsinapse com um músculo esquelético, e a junção neuromuscular é essa ligação entre um neurônio motor que se localiza dentro de um nervo motor e o músculo estriado esquelético, especificamente a junção neuromuscular é uma sinapse química entre o neurônio e uma célula muscular estriada esquelética, a inervação do músculo esquelético provem da medula, porém podendo vir também do tronco encefálico.A junção neuromuscular pode ser detalhada em:

1-Terminal pré-sináptico.
2. Sarcolema (região da membrana plasmática de uma fibra muscular).
3. Vesícula sináptica.
4. Receptor de aceticolcolina nicotínico.
5. Mitocôndria( fornece ATP, fonte de energia que é usada para a síntese de um transmissor excitatório a acetilcolona).

1.1- Transmissão neuromuscular.
Potencial trafega nasduas direções da fibra muscular. O movimento de um músculo envolve duas vias nervosas complexas: a via nervosa sensitiva até o cérebro e a via nervosa motora até o músculo.
Abertura dos canais de cálcio de voltagem dependente para que haja a liberação do neurotransmissor, por exocitose, pois quando o cálcio entra na célula ele se fixa a proteína calmodulinna-quinase produzindo uma...
tracking img