Ncia? no ano de 1971, com a lei de diretrizes e bases da educação, ldb 5692/71, implantou-se o ensino supletivo, sendo dedicado um capítulo específico para a eja. esta lei limitou o dever do estado à faixa etária dos 7

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2812 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
a Matemática trabalhando a favor do desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem
As dificuldades cognitivas de aprendizado, sendo superadas no desenvolvimento e na interação com a matemática.
Maria Lucia Pires
Rosana Dal Bello Bezerra
Rosemere Maria da Silva Carneiro
Samires Eli Pinheiro de Morais
Orientação Profª Ms Jane Garcia de Carvalho

ResuMO
Este trabalho apresenta os dadosobtidos no desenvolvimento e análise de um estudo de caso, baseado na dificuldade de aprendizagem em matemática de um aluno cursando o terceiro ano do ensino fundamental. Embasadas por um extenso questionário tanto com a família quanto com as professoras, chegamos aos resultados da origem da real possibilidade de defasagem escolar, a criança é portadora da Síndrome de Willians, uma desordemgenética rara diagnosticada logo após seu nascimento, sendo assim, o desenvolvimento se torna mais lento e afeta a coordenação motora da criança, porém, pessoas com esta síndrome são esforçadas, sociáveis e comunicativas. Partindo do pressuposto do real para o possível, visando proporcionar uma melhora significativa de seu desenvolvimento cognitivo, buscou-se através de um estudo com as principaisteorias de aprendizado, elaborar uma meta de trabalho específica e direcionada, almejando amenizar as dificuldades encontradas. Foram desenvolvidas e aplicadas nove intervenções pedagógicas e durante um curto período conseguimos realizar um trabalho diferenciado com este aluno.

Palavras-Chave: Dificuldade de aprendizagem; intervenções pedagógicas; matemática.

* Introdução
A matemática estápresente na vida das pessoas mesmo antes de seu contato com os números em sala de aula, pois desde seu nascimento, mesmo inconscientemente elas já começam a interagir com os números através dos meios de comunicação, que demonstram uma infinidade de informações da linguagem matemática, entrando em nossas vidas durante vinte e quatro horas por dia, tais como medidas, operações, figuras geométricase mais algumas infinitas possibilidades.
A abordagem e introdução de noções matemáticas na vida de uma criança deverão ser feitas com a finalidade de construir um saber que a leve a pensar e refletir sobre seu cotidiano, pois nos anos iniciais de aprendizado, a criança faz suas próprias descobertas e cria maneiras para interagir com o mundo que a rodeia. Mesmo brincando ela é levada a entrar emcontato com essa linguagem para marcar a passagem do tempo, medir distâncias, distinguir pesado do leve, ter conceitos espaciais como em cima e embaixo, fora e dentro, frente e atrás, tendo então a matemática presente em praticamente todas as atividades desenvolvidas ao longo de seu dia.
Ubiratan (2004) em seus estudos relata a grande importância da matemática e sua presença constante em diversasmodalidades da vida. Frente ao desenvolvimento e atuações de uma sociedade multipluralista, não basta o indivíduo ser alfabetizado, deve compreender e conhecer o uso social dos conhecimentos matemáticos.
Este trabalho configura-se em um estudo de caso, que para Yin (2001) é uma forma de pesquisa que agrupa métodos para analisar e compreender as coletas de dados quando a questão é ampla ecomplexa, não podendo ser efetivada fora do ambiente natural, utilizando múltiplas fontes de evidência.
No trabalho que se segue, buscamos elevar o desenvolvimento de um aluno do ensino fundamental I que apresenta um quadro de dificuldade de aprendizagem, assim como milhares de alunos na mesma idade/série em que ele se encontra. Foram feitas algumas intervenções didáticas, promovidas no período em queeste trabalho foi desenvolvido, com atuação direta com o aluno na construção do processo que dizem respeito ao desenvolvimento cognitivo, como raciocínio lógico na aprendizagem da matemática.
Nesse sentido, procurou-se buscar as causas dessas dificuldades na vida deste aluno, descobriu-se que sua dificuldade de aprendizagem é determinada, em parte, por um distúrbio genético: a Síndrome de...
tracking img