Resumo saviani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os critérios que devem presidir a periodização devem ser critérios externos ao objeto investigado. Objeto investigado na história da educação=> ESCOLA.
Na historia da ed.brasileira a periodizaçãofrequentemente mais abordada é em consonância com a situação política, abordando-se em consequência, a educação no período COLONIAL (1549-1759), IMPÉRIO (1759-1890), REPÚBLICA.
O ensino, de acordocom o período político vigente é tratado na introdução de Fernando Azevedo (1943). O plano da obra introduziu uma periodização que parte do sentido da educação colonial e situa as origens dasinstituições escolares no processo de independência, que vai d vinda de Joao VI até o final do Império quando, com o advento da República, prevalece a descentralização e a dualidade de sistemas, cujasuperação é propiciada pelo movimento de renovação educacional que irá constituir o período das décadas de 1920 e 1930, como momento da renovação e unificação do sistema educativo.
As críticas a essa forma deperiodizar levaram, num primeiro momento ao critério de determinação econômica ao considerar a grosso modo, os períodos “agrário exportador dependente”, “nacional desenvolvimentista deindustrialização com base na substituição de importações” e “internacionalização do mercado interno” como marcos com base nos quais se deveria compreender a história da educação brasileira. Embora se tenha passado doâmbito político ao âmbito econômico, continuava a prevalecer o critério externo ao objeto.
Periodizar= leva em consideração todos os acontecimentos externos (políticos, econômicos, sociais) daqueleperíodo. Políticos e econômicos. De que maneira as leis interferiam na educação, revoluções com datas precisas e o que elas visavam. É levado em conta os ministérios que iam sendo criados. É reveladotodo contexto histórico da época.
Qual o MEU OBJETO DE PESQUISA? A PARTIR DA PRIMEIRA REPÚBLICA TUDO O QUE COMPREENDE 1890 ATÉ 1930.
MUDANÇAS SUBSTANCIAS APÓS O ADVENTO DA REPÚBLICA RELATIVAS...
tracking img