Resumo rogers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (269 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Centro de Ciências Exatas e da Natureza
Ciências Biológicas – Licenciatura

Renato Magnum Tavares Costa – 10822010

Resumo: Rogers topicalizaa aprendizagem em cognitivo e experimental. O cognitivo é o que, mal aplicado, dificulta o aprendizado do aluno. Ele apenas é obrigado a aprender alguma coisa, pois faz parte docurrículo, mas não consegue enxergar nenhuma utilidade prática.

No experimental o professor ensina de uma forma mais aplica, fazendo com que as coisas tenham um sentido bemdefinido. O estudante aprende com o objetivo de executar uma tarefa específica tendo esse conhecimento aplicabilidade direta em sua vida.

Segundo Rogers, deve-se priorizar sempreo aprendizado experimental, pois as pessoas “aprendem melhor aquilo que é necessário”. O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido e eles se apresentammais claramente quando o aluno consegue visualizar uma aplicação prática do que está sendo aprendido, como é mostrado na monografia quando ele remete a o aluno que tem vergonha deler em sala.

A auto-avaliação é incentivada, com a participação do professor, já que ele é o responsável pela aprendizagem. Não podendo descartar a criatividade eauto-confiança tanto pelo professor como pelo aluno.

Contudo, no ensino atual, o professor é o portador do conteúdo e da soberania em sala. A abordagem de Rogers hoje talvez pelo medodos professores perderem o controle.

“Reconheço que para outros dar liberdade a um grupo pode ser uma coisa arriscada e perigosa de fazer, e que, consequentemente, eles nãopodem, genuinamente, dar esse grau de liberdade. A estes sugeriria: experimente dar o grau de liberdade que você pode, genuína e confortavelmente dar, e observe os resultados”.
tracking img