Resumo patch adams

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme chamado Patch Adams – O amor é contagiante, conta a história real de um homem que por tentar suicídio, decide internar-se em uma clínica psiquiátrica. Nesta clínica, para nossa sorte, ele descobre uma vocação que mudaria sua vida para sempre. Uma vocação dedicada a ajudar pessoas. Uma qualidade extremamente importante a função gerencial, inclusive a gestão do conhecimento. Embora relate avida de um médico brilhante, o filme e seus exemplos, são interessantes para profissionais de todas as áreas e principalmente relevantes ao pessoal envolvido com a gestão do conhecimento.
Durante o período de internação na clínica, Patch Adams descobriu que se aproximando das pessoas e se importando verdadeiramente com elas, um comportamento novo positivo era obtido. Essencial à recuperação deseus colegas. Logo no início do filme, Patch Adams, vivido por Robin Williams, é entrevistado por seu psiquiatra, que muito claramente demonstra despreparo para a função. Seu médico além de não lhe conceder a atenção necessária, consecutivamente olha para o relógio, demonstrando não ver a hora de terminar a consulta, e sem lhe prestar a devida atenção acaba demonstrando não envolver-seprofundamente com seu paciente.
Quantas vezes isso ocorre em nossas empresas? Quantos gerentes, embora ansiosos pela inovação, se acham sem tempo para ouvir seus funcionários, desprezando o que eles tem a contar? Quantas vezes as pessoas na empresa apenas fingem ouvir o que as outras estão dizendo? Quantas idéias relevantes são perdidas anualmente por este tipo de comportamento? Quais as conseqüências dessapostura gerencial? Qual a extensão real dos prejuízos causados por este tipo de conduta nas empresas? Essa conduta não seria classificada como inimiga do conhecimento?
Já que havia se internado voluntariamente, depois de ajudar Rudy (um outro paciente) a vencer seus temores e movido pelo forte desejo de entender e ajudar outras pessoas, Patch Adams decide deixar a clínica, contrariandoprofundamente seu psiquiatra. Nesse instante, Patch Adams relata ao seu médico: Ontem a noite, com Rudy, fiz conexão com outro ser humano. Quero aprender a ajudar gente com problemas como ele. O Doutor prontamente lhe disse: Más isso é o que eu faço. Patch Adams lhe respondeu: Más é péssimo. Nem olha para os que falam com você. Eu quero dar atenção a eles. Eu quero ouvi-los.
Ouvir e dar atenção temimportante papel na gestão do conhecimento. As competências de ouvir, prestar atenção e apoiar verdadeiramente os funcionários, são inerentes à função de gerência e, portanto, deveriam ser monitoradas e cobradas pelos executivos da empresa. Se desejam aprender e crescer, as pessoas precisam aprender a ouvir as outras. Esta é uma rica lição, pois ilustra a importância da socialização, das conexõeshumanas, do ouvir, do olhar nos olhos das pessoas para o êxito da gestão do conhecimento.
Depois de deixar a clínica, Patch Adams entra na faculdade de medicina e por acreditar que o bom humor é o melhor remédio para os pacientes, enfrenta sérios problemas até atingir sua formação. O filme evolui e Patch realiza vários experimentos com pacientes do “hospital escola”, obtendo excelentes resultados.Embora conseguisse as melhores notas nas provas, o estilo de Adams contrariava a maioria das pessoas na universidade, pois seu comportamento e suas técnicas chocavam com a tradição, com paradigmas enraizados, com modelos e verdades inquestionáveis.
Quem nunca viu isso acontecer nas empresas? Aqui extraímos mais alguns bons exemplos relevantes à gestão do conhecimento: a importância dos experimentos; aimportância de acreditar nos instintos; quando inovamos encontramos resistência em todos os níveis; as mudanças e o novo incomodam as pessoas; paradigmas enraizados e verdades inquestionáveis são prejudiciais ao conhecimento; a tradição precisa ser questionada na empresa e em nossas vidas, entre outros.
A quase uma hora e meia de filme, há um exemplo clássico de gestão do conhecimento. Nesse...
tracking img