Tcc trablaho de conclusao de curso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ ÉTICA NA VIDA PUBLICA: ESTUDO DE CASO REALIZADO NO QUARTEL DO COMANDO GERAL DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO PARANÁ Claudair de Oliveira 1 Emerson de Meira Gonçalves 2 Luiz Antonio Câncio do Amaral 3 Orientador Prof Derli Adriano Engelmann4 . RESUMO A pesquisa apresentada foi realizada no primeiro semestre de 2012, onde foi dividida em duas etapas distintas, a primeirafase chamada de gabinete compreende um conjunto de procedimentos que foram utilizados na obtenção do conhecimento, sendo a aplicação do método através de processos e técnicas que garante a legitimidade do saber obtido e, uma segunda fase que foi o contato com o publico alvo. O estudo ora apresentado foi realizado com os Servidores do Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Estado do Paraná,da Diretoria de Pessoal no primeiro momento, já a segundo momento foram pesquisados os Servidores da Seção de Justiça e Disciplina do Estado Maior da Policia Militar do Estado do Paraná. Finalizando a pesquisa, ou seja, terceiro momento foi pesquisado os servidores da Seção da Comunicação Social da Policia Militar do Estado do Paraná.

Palavras-chave: Ética, Servidor, Policial, Valores.
1Policial Militar na Graduação de Cabo, Auxiliar da Diretoria de Pessoal da PMPR, Auxiliar na Comissão de Concessão de Medalhas, especialista no Sistema Meta-4 (gerenciamento e manutenção de pessoal da PMPR), com cursos de formação e instruções diversas em gerenciamentos oferecidos pela PMPR - Policia Militar do Paraná e SEAP – Secretaria de Estado e Administração.
2

Policial Militar naGraduação de soldado, Auxiliar na Diretoria de Finanças da PMPR – Policia Militar do Paraná.
3

Policial Militar na Graduação de Cabo, Auxiliar no Hospital da Policia Militar do Paraná, especialista em manutenção e gerenciamento de Recursos Humanos de pessoal do HPM.
4

Professor de ensino superior, graduado em Filosofia (PUC-PR), especialista em Metodologia de Ensino de História (IBPEX), em EAD(FACINTER) e em Gestão de Pessoas (IBPEX).

1 - INTRODUÇÃO

Segundo Passos (2006), no século XX a história do pensamento ético teve como peculiaridade um crescente interesse pela solução dos problemas de ordem individual e peculiaridade um crescente interesse pela solução dos problemas que preocupam as pessoas e a humanidade no seu viver cotidiano. Para essa redescoberta ética há um pedido urgentede valores em todas as esferas sociais, sejam as mesmas cientificas, políticas ou econômicas.

Esta situação desenvolveu-se por que os valores morais e as virtudes foram desestruturados, ficando assim uma lacuna ética na vida profissional e nas relações sociais, formando uma questão grave, “identificada pelo senso comum como falta de decoro, de respeito com os outros e de limites e, pelosestudiosos, como dificuldades de os indivíduos internalizarem normas morais, respeito às leis e regras sociais” (Passos: 2006). Diante do exposto e pela carência de estudos nesta área optou-se pelo projeto que ajude a identificar o grau de envolvimento do servidor público com as questões Éticas, no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Estado do Paraná. Também se procurou junto aos servidoresdos setores Diretoria de Pessoal, Seção de Justiça e Disciplina do Estado Maior da Policia Militar e Comunicação Social se conseguem entender e interpretar textos que utilizam à temática ética, identificar os preceitos éticos que envolvem a Instituição Policial Militar, compreender como se dá o relacionamento entre Servidor Público e Público Interno e Externo e apresentar sugestões que contribuampara a melhoria da qualidade ética nos seus setores e porque não no próprio Quartel do Comando Geral da Policia Militar do Estado do Paraná. Para que o presente projeto ocorresse, algumas reuniões com os Chefes de setores e seus Auxiliares com os pesquisadores foram necessárias, visto que somente assim foi possível aplicar o questionário.

A natureza da pesquisa teve como princípio a...
tracking img