[Resumo] os limites da lei - scott turow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro do escritor e advogado estadunidense Scott Turow, “Os Limites da Lei”, vem nos privilegiar com uma fascinante estória. De maneira instigante e extremamente envolvente, ao passo que ganha inclusive alguns contornos de suspense, o romance retrata os limites da lei perpassados pelo juiz George Mason, do condado de Kindle.
Ao decorrer das primeiras páginas Scott introduz alguns temas quepermeiam todo o romance, e em consonância descreve personagens integrantes da rotina do tribunal, que aguardam a decisão de um julgamento peculiar. Todavia, tal atribuição não se refere diretamente ao próprio caso, mas sim à forma com que o fato se coaduna com o próprio magistrado.
O caso em julgamento era um estupro. Os quatro réus estupraram a vítima, enquanto ela estava inconsciente por ter sidodopada pelos réus. Fato que fez voltar à tona um fantasma, um capítulo quase que esquecido na memória deste juiz. Muitos anos atrás, Mason havia participado de algo muito parecido, envolvendo uma moça chamada Lolly Viccino, que também estava completamente sob efeito de bebidas e demais misturas que a deixaram, apesar de acordada, sem discernimento do que acontecia.
O espelhar de si no fato emjulgamento impedia Mason de julgar o caso com a devida clareza. Ele não conseguia encontrar soluções e muito menos chegar a alguma conclusão. Em determinado momento, chegou ao ponto de indagar: “quem somos nós para julgar?”, vez que ele estava prestes a decidir um caso e condenar quatro jovens por algo que ele mesmo espelhava seu passado. Ele estava inclinado a acreditar que não era digno de julgaraquele caso.
No que concerne ao crime sob julgamento de George Mason e seus colegas Summerset Purfoyle e Nathan Koll, também chamado de caso “povo versus Jacob Warnovits e outros”, a vítima é Mindy DeBoyer. Mindy tinha 15 anos na época. Era uma festa na casa dos pais de Jacob Warnovits. Mindy, depois de beber o que fora oferecido por Warnovits, acabou desmaiada no quarto deste. Então, Warnovits emais três amigos violaram a jovem e gravaram tudo em vídeo.
Mindy chegou a cogitar ter sido estuprada, mas acabou deixando passar. No entanto, Warnovits sempre se gabava do seu feito e mostrava aos amigos, até que quatro anos mais tarde, ele mostrou o vídeo do estupro para um conhecido da família DeBoyer. Os quatro acabaram denunciados. Contudo, a denúncia foi apresentada quatro anos depoisdaquele fato original. Questão essa que se tornara um grande problema, tendo em vista que a prescrição para crimes hediondos era de três anos.
Outro problema era que o vídeo gravado pelos rapazes, agora de posse do tribunal, era inadmissível de ser apresentado ao júri em sua versão original, sem cortes, pois continha cenas demasiadamente fortes. Então, Mason pediu para John Banion, seu escrivão, quefizesse uma minuciosa análise do vídeo do estupro e contornasse este problema.
Entretanto, como se já não fossem complicações suficientes, em meio aos fatos do julgamento Mason passou a receber e-mails anônimos contendo mensagens com ameaças, como “Você vai pagar”, “Você vai morrer”, etc. Agregados à grave doença de sua esposa Patrice, tornaram a vida do juiz um verdadeiro martírio. Ele se viupressionado, ao passo que precisava determinar um acórdão e em contraponto desvendar o ameaçador. Com a possibilidade de tudo estar interligado.
No tocante as ameaças, Marina, ex-investigadora da polícia do condado e responsável pela segurança, iniciou uma investigação para identificar o ameaçador, que passou a ser chamado de Número 1. O principal suspeito era Jaime Colón, conhecido como “ElCorazón”. Preso em outrora com contribuição de Mason e Koll.
Outro suspeito era Zeke, filho de Dineesha, secretária de Mason. Zeke já havia sido preso algumas vezes e fazia parte de uma gangue que possivelmente teria ligação com os latinos e consequentemente com Corazón. Tendo em vista a facilidade em conseguir informações sobre Mason, devido à proximidade, ele parecia um bom suspeito.
Durante a...
tracking img