A origem da lingua espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

A Origem da Língua Espanhola



As origens da língua espanhola se remontam muitos séculos antes de nossa época. Supõe-se que os primeiros habitantes onde hoje é a península ibérica (Espanha e Portugal) estabeleceram-se ao lado dos Pirineos (cordilheira montanhosa entre França e Espanha).Estes grupos humanos falaram uma língua que sobrevive no idioma Vasco (sefala Vasco em Vascônia, região da Espanha). Em outra região geográfica, á costa Leste, se estabeleceram os Iberos, cujo nome tomou a península. Sua cultura provavelmente proveio das costas africanas.
A península ibérica foi invadida várias vezes por tribos vindas da África. Os Iberos povoavam todo o Norte da África, desde o mar Vermelho até o oceano, que certamente invadiram diversas vezes apenínsula.
Pelo Norte entram outras tribos de raça celta. Como os Iberos, se estenderam e passaram ao Sul, hoje atual França, onde três ou quatro séculos antes de Cristo esteve mescladas ambas raças nos celtiberos.
Os colonizadores fenícios chegaram a Espanha 1110 anos antes de Cristo e fundaram perto dos Tartésios a cidade de Gádir ao sul da peninsula, posteriormente os romanos a chamariam deGades e os árabes, Qádis para terminar como a conhecemos hoje: Cádiz. Outras cidades importantes nascidas a mercê dos fenícios foram Málaga (Málaka: factoría,fábrica), Almuñécar (Granada) e Adra (Almeria). Estes trouxeram consigo a moeda, o alfabeto, o torno e a oliveira.
Os gregos exilados ao Sul pelos fenícios, se estabeleceram na região de Levante. Aí fundaram cidades importantes como Lucentum,hoje Alicante, e Emporion, hoje Ampurias. Pouco depois chegaram em Ibiza (ilhas Baleares). Os gregos mantiveram relações comerciais com a Península a partir de Marselha (França).
As culturas fenícia e grega proporcionaram um desenvolvimento da arte ibérica, tanto em numismática quanto em escultura. A famosa Dama Del Elche ficou como amostra do aculturamento grego por parte dos iberos.
Em meadosdo século III a.C., os romanos infiltraram-se nas novas terras após derrotar os cartagineses. Mas só conseguiram dominar o planalto central e a parte ocidental do novo território, Hispania, em 133 a.C. Os cántabros e asturianos unicamente foram submetidos, alguns anos antes da Era Cristã, pelo próprio imperador Augusto (27 a.C. – 14 d.C.). Hispania foi dividida administrativamente em três regiões:a Província Bética (capital: Córdova) no centro-sul; a Província Tarraconense (capital: Tarragona) no centro-norte, e a Província Lusitana (capital: Emérita Augusta [Mérida]) no centro-oeste. Hispania abastecia o Império de produtos agrícolas e minerais, mediante uma extensa rede viária. Impuseram-se o direito romano, a moeda, um sistema social escravagista e uma organização baseada em cidades oucentros administrativos. Constantino I, O Grande (306-337), por meio do Edito de Milão (313), aceitou o cristianismo como uma crença a mais do Império; Teodosio Boécio I (379-395) declarou-o religião oficial em 379.
Em 409, suevos, vândalos (germânicos) e alanos, povos oriundos do norte da Europa e Ásia, começaram a estabelecer-se no norte da Lusitânia, atual Galiza. O imperador romano Honório(395-423) pediu ajuda a Wália (415-419), líder dos visigodos, povo já romanizado, que dominava Tolosa, em território francês. Wália expulsou os suevos e vândalos da Hispania, mas o seu exemplo vingou entre os vassalos, que iniciaram sucessivas ondas migratórias. Tomaram o poder no fim do século V e fixaram a capital de Toledo. No século VI, os visigodos converteram-se em massa ao catolicismo,renegando o arianismo. O monarca visigodo mais famoso foi Leovigildo (568-585), que conseguiu manter o domínio sobre a Peninsula contra os suevos - estabelecidos em Galiza -, bascos, francos e bizantinos. O s visigodos comunicavam-se em gótico, uma língua germânica oriental, pertencente também ao tronco indoeuropeu, que deixou seqüelas no português e no espanhol.
Ao longo do século VII, os árabes...
tracking img