Resumo organelas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Membrana Plasmática
É uma película que reveste a célula basicamente formada por fosfolipídios e proteínas. Tem permeabilidade seletiva permitindo a entrada e saída de apenas algumas substâncias. Omodelo de organização da membrana plasmática é conhecido como Modelo Mosaico Fluido pois a estrutura da membrana é comparada a um mosaico molecular uma constante modificação.
Citoplasma
Regiãoformada por um citosol e um citoesqueleto formado por tubos e filamentos de proteína definindo a forma da célula. O citoplasma é a região entre a membrana plasmática e o envoltório do núcleo.
RetículoEndoplasmático Liso
É constituído por duas membranas. O retículo endoplasmático liso facilita reações enzimáticas, já que as enzimas se aderem a sua membrana, sintetiza lipídios, regula a pressãoosmótica ( armazenando substâncias em sua cavidade), atua no transporte de substâncias( comunicando-se com o carioteca e com a membrana celular).
Retículo Endoplasmático Rugoso
É constituído por duasmembranas e possui ribossomos aderidos ao lado externo. O retículo Endoplasmático rugoso desempenha todas as funções do Retículo Endoplasmático Liso e ainda sintetiza proteínas, devido à presença deribossomos.
Complexo Golgiense
É constituído por bolsas membranosas achatadas, denominadas cisternas, empilhadas umas sobre as outras e por vesículas derivadas delas. O complexo golgiense é responsávelpela secreção celular, nome atribuído ao processo de eliminação de substâncias úteis por células secretoras. E é onde ocorre a glicosilação e a síntese de determinados carboidratos.
Lisossomos
Sãopequenas vesículas que contêm enzimas digestivas; destacam-se do complexo de Golgi e juntam-se aos vacúolos digestivos. Fazem a digestão intracelular; em alguns casos, extracelular.
Peroxissomos
Sãopequenas vesículas que contêm peroxidade. Tem a função de decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2), subproduto de reações bioquímicas, altamente tóxico para a célula.
Vacúolos (célula vegetal)...
tracking img