Fichamento: capitol 6- o tempo (os eventos) e o espaço.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Julia Monteiro
Fichamento Capitulo 6 - O tempo (os eventos) e o espaço.

Esse fichamento segue os subtítulos como estrutura do texto, enfatizando o conteúdo de cada subtítulo de forma sintética eresumida como sugere um fichamento.

Eventos: os nomes, características, tipologia
Inicialmente o autor aborda as múltiplas acepções dado ao conceito eventos, ressaltando a importância deste para opensamento geográfico, assim como, palavras sinonimamente utilizada para o conceito, como exemplo, momento(Lefebvre), Instante(Bachelard). Conceituando com auxilio de Lefebvre, “evento é um veiculode uma ou algumas dessas possibilidades existentes no mundo(...) também pode ser o vetor das possibilidades existentes numa formação social...”(p.115) sendo o lugar o deposito final do evento. Oevento sempre ocorre no presente, resumidamente o autor conceitua como “matriz do tempo e do espaço”. Os eventos não se repetem, são sempre absolutos, e representa o novo. Os eventos são feitos de ações,sendo necessário a classificação. A primeira classificação é separar eventos naturais, dos eventos sociais/históricos esse ultimo deriva da ação do homem e o primeiro da ação da natureza. É ressaltadoque evento não é somente fato mais também de idéias. Classifica também em ventos finito, eventos infinitos.

Duração, extensão, escalas, superposições
Duração um lapso de tempo de um dado evento.Podendo ser natural ou organizacional. O evento ocorrem em conjuntos sistêmicos, sendo objeto da organização, tanto do controle da instalação, como da regulação do funcionamento. Ressalta-se “opapel onipresente da organização em todos os processos vitais”(p.119). Extensão área de ocorrência do evento. “Escala é um limite e um conteúdo, que estão sempre mudando, ao sabor das variáveisdinâmicas que decidem sobre o acontecer regional ou local.”(p.120) escala temporal e espacial, as forças que produzem os eventos, o autor coloca que a primeira força é o Estado, pelo uso da força, mas...
tracking img