Fichamento: capitol 6- o tempo (os eventos) e o espaço.

763 palavras 4 páginas
Julia Monteiro
Fichamento Capitulo 6 - O tempo (os eventos) e o espaço.

Esse fichamento segue os subtítulos como estrutura do texto, enfatizando o conteúdo de cada subtítulo de forma sintética e resumida como sugere um fichamento.

Eventos: os nomes, características, tipologia
Inicialmente o autor aborda as múltiplas acepções dado ao conceito eventos, ressaltando a importância deste para o pensamento geográfico, assim como, palavras sinonimamente utilizada para o conceito, como exemplo, momento(Lefebvre), Instante(Bachelard). Conceituando com auxilio de Lefebvre, “evento é um veiculo de uma ou algumas dessas possibilidades existentes no mundo(...) também pode ser o vetor das possibilidades existentes numa formação social...”(p.115) sendo o lugar o deposito final do evento. O evento sempre ocorre no presente, resumidamente o autor conceitua como “matriz do tempo e do espaço”. Os eventos não se repetem, são sempre absolutos, e representa o novo. Os eventos são feitos de ações, sendo necessário a classificação. A primeira classificação é separar eventos naturais, dos eventos sociais/históricos esse ultimo deriva da ação do homem e o primeiro da ação da natureza. É ressaltado que evento não é somente fato mais também de idéias. Classifica também em ventos finito, eventos infinitos.

Duração, extensão, escalas, superposições
Duração um lapso de tempo de um dado evento. Podendo ser natural ou organizacional. O evento ocorrem em conjuntos sistêmicos, sendo objeto da organização, tanto do controle da instalação, como da regulação do funcionamento. Ressalta-se “o papel onipresente da organização em todos os processos vitais”(p.119). Extensão área de ocorrência do evento. “Escala é um limite e um conteúdo, que estão sempre mudando, ao sabor das variáveis dinâmicas que decidem sobre o acontecer regional ou local.”(p.120) escala temporal e espacial, as forças que produzem os eventos, o autor coloca que a primeira força é o Estado, pelo uso da força, mas

Relacionados

  • UFC: Estratégia de Marketing
    22810 palavras | 92 páginas
  • UFC: Estratégia de Marketing
    22810 palavras | 92 páginas
  • RELAÇÃO TERAPEUTA PACIENTE
    37921 palavras | 152 páginas