Resumo métodos cienticifos

3537 palavras 15 páginas
Métodos científicos

1 Conceito de método
Para que haja um novo conhecimento cientifico é preciso o emprego de métodos, apesar de nem todos os ramos de estudo que a utilizam serem ciência, o método é necessário para alcançar conhecimentos válidos e verdadeiros através da eliminação de erros aplicando um conjunto de atividades sistemáticas e racionais.
2 Desenvolvimento histórico do método
A humanidade convivendo com a natureza e deparando com a própria morte busca inicialmente explicações sobrenaturais ou místicas. O conhecimento filosófico tenta compreender as leis da natureza pela investigação racional. Atualmente a explicação dos acontecimentos é feita por observação cientifica através de inúmeros métodos seguindo uma etapa lógica. a) descobrimento do problema b) colocação precisa do problema c) procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema d) tentativa de solução do problema com auxilio dos meios identificados e) invenção de novas idéias ou produção de novos dados empíricos f) obtenção de uma solução g) investigação das conseqüências da solução obtida h) prova (comprovação) da solução i) correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta, aqui começa um novo ciclo de investigação.
3 Método indutivo

3.1 Caracterização
Esse método fundamentando em premissas que sustentam verossimilhança à conclusão, infere uma verdade universal generalizada objetivando uma conclusão mais ampla que as premissas em que baseiam.
Exemplo:
Cobre conduz energia.
Zinco conduz energia.
Cobalto conduz energia.
Ora, cobre, zinco e cobalto são metais.
Logo, (todo) metal conduz energia.
a) Observam-se premissas que encerram informações de casos observados, passa-se para uma conclusão que contém informações sobre casos não observados;
b) percebe-se uma realidade desconhecida por eles revelada;
c) o caminho de passagem vai do especial ao mais geral, ou ais às leis mais gerais;
d) a conclusão é

Relacionados