Resumo miguel reale

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (922 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
REALE, Miguel. Graduação do Conhecimento – o Conhecimento Vulgar e o Científico. In:______. Filosofia do Direito. 20.ed. São Paulo: Saraiva, 2010. cap.V, p.53-64.

RESUMO

Conhecer é dominar umou mais aspectos de um determinado assunto. Quando se fala em conhecimento, dois termos estão consequentemente envolvidos: o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Pode-se dizer ainda que oconhecimento é peculiar de cada indivíduo, ou seja, nem todas as pessoas conhecem um objeto do mesmo jeito, e uma única pessoa pode conhecê-lo de diferentes maneiras.
Primeiro, há o conhecimentovulgar ou comum que é aquele que provê uma grande parte dos conceitos que o homem utiliza em seu dia a dia. A palavra vulgar não quer dizer que este conhecimento seja errado, ela apenas determina queele não é metodicamente verificado. Outra característica do conhecimento vulgar é que ele é obtido de acordo com o que as situações vão impondo.
O conhecimento científico, por sua vez, procura aquiloque demonstra uma uniformidade, enxerga o que existe de constante em determinadas situações. O trabalho científico sempre procura as conexões entre os fatos. Por isso, o conhecimento científico é acognoscência do geral. Pode-se dizer também que ele é metódico, pois possui coerência e segurança nos seus resultados, que são verificados racionalmente.
Toda ciência possui uma tipologia. Elaprecisa de categorias, gêneros, classes que se enquadrem à sua realidade. Os tipos são maneiras de organizar os fatos em estruturas que sejam capazes de representar o que há de mais importante nos objetosem estudo. O Direito, por exemplo, é uma ciência muito tipológica. É uma das que mais precisa dessa estruturação, que traz a possibilidade de prever certas condutas humanas e, então, as classificarcomo lícitas ou ilícitas. O motivo dessa necessidade está relacionado à certeza e segurança exigidas pela vida jurídica, pois sem esses elementos de tipificação previamente estabelecidos, a liberdade...
tracking img