Resumo, metodologia e conclusao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


O presente trabalho monográfico procurou fazer uma análise das campanhas publicitárias de cerveja das marcas Devassa, Skol e kaiser, que tem como principal ponto de destaque o uso da imagem feminina.
Estas marcas foram escolhidas por manterem no mercado nacional uma participação significativa.
Procurou se enunciar um breve conhecimento dos conceitos e significadoshistóricos feminino, dando-se como destaque o enfoque da imagem mulher objeto nestas propagandas de cerveja. Usado também o olhar de vários autores que ajudaram e contribuíram na análise proposta, utilizando-se deste modo a pesquisa metodológica.
Em um referencial teórico básico foi levantado em uma pesquisa bibliográfica para dar suporte à monografia.
Foi manifestada a hipótese de que, napropaganda de cerveja, o uso do corpo da mulher é percebido como apelativo pela mulher.
Para testar a hipótese, foi aplicado um questionário de 12 perguntas e respostas, por 40 mulheres entre 21 e 55 anos de idade, dentre elas: solteiras, casadas e divorciadas; e com diferentes níveis de instrução.

Palavras-chaves: Propaganda, Imagem, Mulher, Objeto.Metodologia de Pesquisa


A metodologia tem como objetivo determinar o caminho para a realização da pesquisa do presente estudo. O presente trabalho terá como escopo a pesquisa exploratória, que visa prover o pesquisador de um amplo conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa, que tem a característica de possuir objetivos bem definidos, procedimentos formais, serbem estruturada e dirigida para a solução do problema.
Este estudo será composto por essas duas fases: a primeira exploratória, abordando um referencial teórico sobre comunicação integrada de marketing e sobre a imagem feminina na propaganda; a segunda fase de pesquisa descritiva, que busca a descrição das características de determinada população ou fenômeno, bem como o estabelecimento derelações entre variáveis e fatos. .
O método de coleta de dados utilizado foi através de questionário estruturado, elaborado com perguntas fechadas, ou seja, perguntas com alternativas de respostas, utilizando-se apenas como resposta o sim e o não. O questionário explora a percepção das respondentes em relação à imagem da mulher na propaganda de cerveja.
Foram aplicados 40questionários a 40 mulheres, sendo esta uma amostra expressiva e por conveniência. Requisitou-se que cada entrevistada fornecesse sua opinião sobre a imagem da mulher na propaganda de cerveja por meio da resposta sim ou não, com o intuito de confirmar ou não a hipótese de que neste tipo de propaganda, o uso do corpo da mulher é percebido como apelativo pela mulher.
Essa metodologiapermite não somente visualizar uma opinião sobre um pressuposto levantado, mas bem como buscar respostas a respeito do tema proposto, permitindo, ainda, analisar os resultados obtidos.




3.1 – ANÁLISE DOS RESULTADOS


O questionário foi aplicado para 40 pessoas do sexo feminino. Após o preenchimento do questionário obteve-se os seguintes resultados:


Qual sua idade?

Gráfico01: Faixa Etária



Pode-se afirmar que 36% estão na faixa etária de até 21 anos, 45% entre 22 e 35 anos, outros 19% localizam-se entre 36 e 55 anos.


Qual seu estado civil?

Gráfico 02: Estado Civil




No que concerne ao estado civil das respondentes verificou-se que 65% são solteiras, 25% casadas, 10% são divorciadas e 0% viúvas.



Qual seu nível de instrução?Gráfico 03: Nível de instrução



Constatou-se que 70% estão no ensino superior e 30% tem pós- graduação.

1 – Você acha que propaganda de cerveja é dirigida a mulheres?

Resposta: 5% Sim
95% Não

Gráfico 04



Na primeira pergunta apenas 5% das mulheres entrevistadas acham que a propaganda de cerveja é dirigida a mulheres e 95% não.


2 – Você acha que...
tracking img