Tipos de rolamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4531 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ROLAMENTOS



Rolamentos são suportes mecânicos montados nos eixos. Basicamente, são constituídos por dois anéis fabricados de aço especial, separados por fileiras de esferas, ou de rolos cilíndricos ou cônicos e estas esferas ou rolos são separados entre si por meio de porta esferas ou porta rolos.

Desenvolvem a função de suportar eixos permitindo-os realizar movimentos rotacionais comfacilidade, minimizar a fricção entre as peças móveis da máquina e suportar cargas.



COMPOSIÇÃO



Enquanto as superfícies de contato dos anéis e dos corpos rolantes são sujeitadas a esforços pesados repetitivos, estes devem manter sua alta precisão e exatidão de rotação. Para permitir isto, os anéis e os corpos rolantes devem ser fabricados com materiais de alta dureza, resistência àfadiga de rolagem, resistência ao desgaste, e com boa estabilidade dimensional. A coisa mais comum da fadiga nos rolamentos é a inclusão de impurezas não metálicas no aço (óxidos). Ao se utilizar materiais puros com baixos níveis de impurezas não metálicas, se aumenta a vida da fadiga por rolagem do rolamento.

Para todos os rolamentos NTN são utilizados aços com baixo teor de oxigênio eimpurezas não-metálicas, refinados por um processo de desgaseificação a vácuo, como também fundidos a vácuo.



- Alto-médias ligas de aço carbono: Em geral, as variedades de aços que podem ser temperados não somente na superfície como também temperados profundamente, o assim chamado “método de têmpera total” são utilizados para as pistas e corpos rolantes. O Principal entre estes é o aço para orolamento com alto teor de carbono e cromo e que é muito utilizado. Para rolamentos grandes e com grande seção transversal é utilizado o aço com manganês ou molibdênio que permite a têmpera por indução. Também em uso é o aço com médio teor de carbono e cromo, que incorpora silício e manganês, o qual fornece propriedades de têmpera comparáveis ao aço com alto teor de carbono e cromo.

- Materiaispara gaiolas: Os materiais para gaiolas dos rolamentos devem ser suficientemente resistentes para suportar vibrações por rotação e cargas de choque. Adicionalmente estes materiais devem ter um baixo coeficiente de atrito, devem ser leves, e capazes de suportar as temperaturas de funcionamento dos rolamentos.

Para rolamentos de tamanho pequeno e médio, se utilizam gaiolas prensadas de aço laminadoa frio ou quente com um teor de carbono de aproximadamente 0.1%. Entretanto, dependendo da aplicação, também se utiliza aço inoxidável austenítico.

Para rolamentos grandes, se utilizam gaiolas torneadas de aço carbono estrutural ou bronze fundido de alta resistência tênsil, embora ligas de alumínio e outros materiais para gaiolas também sejam disponíveis.



FORMAS DE FABRICAÇÃO



Oprimeiro estágio no processo é uma operação de conformação a frio ou a quente. Um arame metálico com aproximadamente o mesmo diâmetro da esfera acabada é alimentado através de uma maquina recalcadora. Essa máquina possui uma cavidade metálica com um formato de um hemisfério em cada lado. Ela interrompe a passagem do arame com um golpe, forçando o pedaço de metal a assumir o formato de uma esfera.O processo deixa um anel metálico, chamado rebarba, ao redor da esfera, de modo que as esferas que saem dessas máquinas se parecem um pouco com o planeta Saturno.

Em seguida, elas entram em uma máquina que remove a rebarba. Essa máquina rola a esfera entre duas placas de aço muito duras, chamadas placas com ranhuras. Uma placa com ranhura é estacionária e a outra gira. As ranhuras das placassão usinadas para guiar as esferas ao redor de um caminho circular, e uma das placas possui uma seção recortada. É por aí que as esferas entram e saem das ranhuras. Quando a máquina está funcionando, as ranhuras estão completamente preenchidas com esferas. Assim que uma esfera percorre uma ranhura, ela cai em uma seção aberta da placa e bate para um lado e para o outro por algum tempo antes de...
tracking img