Resumo marketing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3796 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SESSÃO 8
1. Modelo de Comportamento do Consumidor :
- Marketing e outros estímulos: 4P’s,(Produto,praça,preço e promoção) Econômico, Tecnológico, Político, Cultural.
- Caixa Preta do Consumidor: Características do comprador; Processo de Decisão do comprador.
- Resposta do Comprador: Escolha do produto, da marca, do revendedor, freqüência e volume de compra.
Análise do Mercado -> Segmentaçãodo Mercado -> Estratégia de Marketing -> Processo de Decisão do Consumidor -> Resultado
- Estratégia de Marketing: Baseiam em crenças implícitas e explicitas sobre o comportamento do consumidor, sendo uma importante vantagem competitiva.
- Política Regulatória: Existem diversos organismos regulatórios para desenvolver, interpreta e/ou implementar políticas desenvolvidas para proteger e auxiliaro consumidor. A regulamentação eficaz de diversas praticas de marketing exige um conhecimento minucioso do comportamento do consumidor.
- Marketing Social: É a aplicação de estratégias e táticas de marketing para alterar ou criar comportamentos que tenham um efeito positivo nos indivíduos-alvo ou na sociedade como um todo.
2. Características que afetam o Comportamento do Consumidor:
- FatoresCulturais : Cultura(pode mudar de país para país por exemplo); Subcultura (nacionalidade,religiões,grupos raciais,regiões geográficas); Classe Social. As pessoas pertencentes a cada classe social tendem a exibir comportamentos de compra parecidos.O que a determina não é só a renda mas sua instrução,riqueza e outras variáveis.
- Fatores Sociais: Grupo de Referencia; Família; Papéis e Status.Identificar os grupos de referencia de seus mercados-alvo, submetem as pessoas a novos comportamentos e estilo de vida, influenciam suas atitudes pessoais e sua auto-imagem e criam pressões de adaptação que podem afetar as suas escolhas em relação a marca e produtos. Cada papel carrega um status que reflete a estima que a sociedade lhe dispensa.
- Fatores Pessoais: Idade e estágio no Ciclo de Vida;Ocupação (Afeta os bens e os serviços que a pessoa adquire); Situação financeira (acompanham as tendências relativas a renda pessoal, a poupança e as taxas de juros); Estilo de Vida (atividades, interesses e opiniões); Personalidade e Auto-Imagem.
- Fatores Psicológicos: Motivação (pesquisa qualitativa para encontrar as motivações escondidas e inconscientes dos consumidores, que geralmente não sabemou não conseguem explicar porque agem de determinado modo); Percepção (pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para formar uma visão significativa do mundo; Aprendizagem (em mudanças no comportamento surgidas graças à experiência); Crenças e Atitudes (conhecimento, opinião ou fé).
-> Hierarquia das necessidades de Maslow:
Necessidades de Auto-Realização: Desenvolvimento erealizações pessoais; Necessidades de Estima: Auto-Estima, Reconhecimento, status; Necessidades Sociais: Senso de integração, amor; Necessidades de Segurança: Segurança, proteção; Necessidades fisiológicas: Fome, sede.

3.Tipos de Comportamento de Compra
Comportamento de compra complexo: Os consumidores apresentam um comportamento de compra complexo quando estão altamente envolvidos emuma compra e percebem diferenças significativas entre as marcas. Ajudar os compradores a entender os atributos e a relativa importância da classe de produto, e a diferenciar as características de sua marca e motivar os compradores a influenciar na escolha final.
Comportamento de Compra com Dissonância cognitiva reduzida: Ocorre quando os consumidores estão altamente envolvidos com uma compra,cara, incomum ou que envolve algum risco, mas vêem poucas diferenças ente a marcas. Dissonância (desconforto) pós-compra, para conter as comunicações pós-venda, a empresa deve oferecer evidencias e apoio para que os consumidores se sintam bem com a sua escolha de marca.
Comportamento de Compra habitual: Ocorre em condições de baixo envolvimento do consumidor e poucas diferenças significativas...
tracking img