Resumo livro a cultura laraia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (434 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro inicia a discussão sobre as perspectivas do determinismo biológico como fator preponderante na formação e concepção da diversidade cultural. O autor apresenta razões que levam a conclusão deque essa perspectiva é equivocada, uma vez que, mesmo havendo diferenças determinadas biologicamente, como a de sexo, por exemplo, a antropologia tem comprovado que atividades atribuídas à mulher emuma dada cultura podem ser atribuídas ao homem em outra. Portanto, o comportamento de uma pessoa pode ser atribuído ao seu aprendizado, que o autor chama de um processo de endoculturação.
Outroconceito teórico abordado é o determinismo geográfico que considera os fatores ambientais como condição da diversidade cultural. Esse conceito é refutado pelo autor a partir das demonstrações deantropólogos como Boas, Wissler e Kroeber que apresentam as limitações do fator geográfico na formação da cultura, sendo que é possível encontrar uma diversidade cultural numa mesma localidade geográfica.
Osantecedentes históricos e o desenvolvimento do conceito de cultura são abordados na
continuidade da primeira parte.
Nomes como Locke, Turgot, Jean-Jacques Rousseau e Tylor são citados comoformuladores iniciais desse conceito, concluindo, com uma citação de Geertz, que o grande número de definições contribuíram mais para a confusão do conceito do que para o seu esclarecimento, sendo necessárioatualmente à antropologia delimitar e reconstruir o conceito para transformá-lo num instrumento teórico mais eficiente.
A origem da cultura e as teorias modernas sobre o tema são examinados nasúltimas
considerações da primeira parte do livro. São abordados alguns teóricos que defendem o
desenvolvimento do cérebro e a habilidade manual como fatores de origem da cultura e
outros, comoLévi-Strauss e White, que defendem a idéia de que a cultura surge na convenção de normas e na formulação simbólica. Utilizando o esquema elaborado pelo antropólogo contemporâneo Roger Keesing, o autor...
tracking img