Resumo Julgamento em Nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

Disciplina: Direito Constitucional Positivo II
Professor: Paulo César Gonçalves Valle
Aluna: Anne Beatriz Batista Rossi
Trabalho sobre o filme “Julgamento em Nuremberg”


O julgamento emNuremberg sem dúvida marca a vida daqueles que o apreciam devidamente, ele nos mostra com uma versão bastante americana dos fatos, que é possível perceber que as decisões tomadas na época da 2ª GuerraMundial nunca poderiam ser reparas e que como disse o Juiz Haywwod no diálogo final "... chegou àquilo da primeira vez que você condenou à morte um homem inocente.", ou seja, é como se depois de tomadaa primeira decisão tudo tenha funcionado como uma grande bola de neve que não poderia mais ser freada.
Sem dúvida considero admirável a atitude de Dan Haywwod, pois fica muito clara sua determinaçãoem apurar os verdadeiros fatos, não permitindo que toda a pressão política que pairava sobre ele influencia-se em sua condenação, na minha opinião muito correta. Afinal, foi desprezível a atitudedaqueles juízes que só pensavam em lucrar com toda aquela situação enquanto milhões eram injusta e grosseiramente mortos, o que vai absolutamente contra o direito fundamental presente na contiutuição.
Aconfissão do réu Ernst Janning e o filme apresentado pela acusação, que relembra os momentos de sofrimento e barbárie que sofreram os judeus nos campos de concentração, foram, para mim, os pontos maismarcantes e decisivos do julgamento, já que até mesmo nós, universitários dos dias de hoje, que não presenciamos os terrores daqueles tempo nos sentimos de certa forma envergonhados e enojados emsaber parte do que lá ocorria, já que os números exatos de mortes nunca poderão ser lançados.
Vale pensar que o filme não nos mostra apenas a sentença de um juiz que deseja condenar o Holocausto nafigura de alguns juízes da época, ele nos mostra um pouco dos terrores vividos em uma época de guerra, nos passa a mensagem de que devemos evitar conflitos mundiais ainda mais iminentes com nossa atual...