Resumo do Julgamento de Nuremberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O filme “O Julgamento de Nuremberg” retrata o fato histórico no qual os países aliados, após a Segunda Guerra Mundial, reuniram-se na arrasada Nuremberg para decidir o destino dos oficiais nazistas,cujos crimes foram cometidos nos campos de concentração. Considerado um dos julgamentos mais importantes da história, este aconteceu na Alemanha, no Palácio de Justiça de Nuremberg. Trata-se de umasérie de 13 julgamentos, nos quais foram julgados 24 pessoas.
As cenas do filme mostram também a situação não só de Nuremberg, que foi o palco das maiores manifestações de Hitler, mas também daAlemanha, arrasada pela guerra, bem como também a crueldade e as atrocidades cometidas contra 6 milhões de Judeus. Destaca-se do filme imagens que demonstram o aspecto de magreza, de desnutrição, dedesespero dos judeus; crianças, mulheres, homens, todos massacrados como uma raça inferior que deveria ser exterminada.
O julgamento, que baseou-se mais em provas materiais do que em testemunhos, possuiucondições especiais pelo fato de muitos dos processos contra os réus terem se derivado de leis que foram criadas após o fim da guerra pelas nações vencedoras, além de serem leis que não regiamnecessariamente a Alemanha, mas sim os países aliados, sendo que foram tomadas bases legais americanas e europeias para fazerem parte do sistema judiciário e legal no qual se baseou o tribunal. Houve uma novaestrutura jurídica que impunha uma nova ordem aos estados. A partir daquele momento, esses seriam responsabilizados pelas suas ações internas, de acordo com sua gravidade, pela comunidadeinternacional.
Os réus foram julgados por crimes contra a humanidade, justificativa para a intervenção das nações aliadas no julgamento desses. São mostradas as torturas, as mortes de pessoas de todas as idadese sexos, enquanto se prova a culpabilidade dos réus, os quais são acusados de assinarem ordens de execução, de colaborarem com as ordens do governo nazista, ou mesmo quando não estavam envolvidos...
tracking img