Resumo informativo exemplo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1042 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SELKIRK, Elisabeth. The Syllabe. In: HULST, Harry; SMITH, VanDer. The structure of phonological representations. Foris: Dordrecht, 1982.

Fundamentada nos preceitos da fonologia métrica e considerando o inglês como língua-base, Selkirk (1982) desenvolveu um trabalho destinado a destacar a importância da sílaba nos estudos linguísticos, assim como o seu papel essencial para a teoria fonológica.Em The Syllable (1982), a autora aponta três argumentos que afirmam a relevância do estudo silábico: a questão de a sílaba ser unidade fundamental na descrição das restrições fonotáticas das línguas, o fato de o elemento silábico ser indispensável à caracterização adequada de uma larga gama de processos fonológicos e, por último, a essencialidade da sílaba para a compreensão de fenômenossuprassegmentais, como acento e tom (SELKIRK, 1982, p. 328). A autora, então, propõe uma representação na qual a sílaba configura-se como uma estrutura interna de constituintes, organizados hierarquicamente. Nas palavras da pesquisadora: “A noção de sílaba que surgirá desta análise do inglês é, portanto, a de uma unidade hierárquica, uma árvore estruturada internamente de forma semelhante a uma árvore querepresenta a estrutura sintática (tradução nossa)” (SELKIRK, 1982, p. 328)1. Na proposta apresentada, a sílaba é composta por elementos denominados constituintes silábicos, a saber: ataque e rima, núcleo e coda, sendo o núcleo o constituinte principal. Primeiramente, a sílaba divide-se em ataque e rima, e a rima, por sua vez, divide-se em núcleo e coda. A representação silábica de ramificaçãobinária, proposta por Selkirk (1982), encontra-se expressa a seguir.

1

The notion of the syllable that will emerge from this examination of English is therefore one of a hierarchical unit; an internally structured tree quite analogous to a tree representing syntactic structure (SELKIRK, 1982, p. 328).

Figura 5 – Representação da sílaba proposta por Selkirk (1982, p. 331)

Selkirk (1982),como mostra a Figura 5, faz uso da palavra monossilábica flounce para ilustrar a representação interna da sílaba. O encontro consonantal fl situa-se na posição de ataque, enquanto que os demais segmentos estão localizados na posição de rima: o ditongo aw ocupa a posição nuclear e o encontro consonantal ns, a posição de coda. Baseada no princípio do Constituinte Imediato (IC), proposto por Pike(1967), Selkirk alega que os nós silábicos apresentam relações diferenciadas entre si. Em outros termos, os constituintes imediatos, isto é, aqueles que são dominados por um mesmo nó, como no caso o núcleo e a coda, tendem a apresentar uma relação de interdependência. Conforme a autora, a coocorrência de restrições entre esses dois constituintes, portanto, é muito mais provável do que a ocorrênciasimultânea de restrições entre núcleo e ataque (SELKIRK, 1982, p. 339). Além disso, a autora indica que os nós imediatos, componentes da estrutura hierárquica da sílaba, apresentam, geralmente, uma relação de dominância na qual um dos elementos é mais fraco do que o outro. Os constituintes fortes são aqueles que apresentam maior grau de sonoridade, enquanto que os fracos são aqueles com menor grau.Com base nas relações forte e fraco2, a representação expressa pela Figura 6 assume a seguinte configuração:

2

Os constituintes fortes são representados, na Figura 6, pela letra s (Strong) e os constituintes fracos pela letra w (Weak).

Figura 6 – Representação das relações entre constituintes (SELKIRK, 1982, p. 343) Conforme mostra a Figura 6, os constituintes com menor sonoridade sãosubordinados aos segmentos que apresentam maior grau de sonoridade. Dentre os elementos que compõem o ataque silábico, o f assume a posição fraca (w), visto que apresenta grau 0 na escala de soância, enquanto que o l assume a posição forte (s), por apresentar grau 2. Dentre os componentes do núcleo, o a assume a posição forte (w), em virtude de apresentar grau 4 na escala de sôancia e o w assume a...
tracking img