Resumo indicativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1999 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO 5 – Resumos


1. Selecionar 4 tipos diferentes de documentos e produzir um resumo informativo e um resumo indicativo de cada tipo de documento selecionado.




Documento 1: Artigo de periódico



→ Resumo indicativo


SCHMIDT, Susana et al. Alocação de recursos para aquisição de livros para o Sistema de Bibliotecas da UFPE. Ci. Int., Brasília, 20(2): 209-216,jul./dez. 1991
Relata-nos a prioridade dada aos periódicos na aquisição de novas bibliografias. Deve-se pensar num equilíbrio entre os diversos documentos existentes, equilibrar, por exemplo, monografias e periódicos, uma vez que, periódicos custam bem mais caro que monografias. Assim, podem-se reduzir custos e comprar em maior quantidade. O aspecto de fórmulas para alocação de recursosteve início em unidades americanas. Os cálculos foram efetuados em cada biblioteca das bibliotecas existentes na UFPE, com base em oito variáveis: custo médio do livro; media geral de uso; acervo; curso pós-graduação; curso graduação; número de inscritos; trabalhos publicados e número de docentes. Através do modelo analítico proposto, pode-se observar que o recurso fica mais bem distribuído, poiscada área, cada departamento, cada setor, cada biblioteca, sabe de suas prioridades e através da fórmula apresentada foca-se a alocação de recurso para a área que está, no momento, precisando de recursos financeiros. Assim, tem-se a distribuição racional de recursos para aquisição de livros em bibliotecas. Profissionais da informação necessitam estar mais integrados aos mecanismos de otimização dosresultados e redução e previsibilidade de custos, para manter um acervo atualizado e atendendo a demanda dos usuários, precisa-se equilibrar o orçamento, e também, reparti-lo. Os recursos devem atender a cada particularidade quando falamos de bibliotecas universitárias.
Palavras-chave: Alocação de recursos. UFPE. Aquisição de livros. Recursos orçamentários em Bibliotecas.


→ Resumoinformativo


SCHMIDT, Susana et al. Alocação de recursos para aquisição de livros para o Sistema de Bibliotecas da UFPE. Ci. Int., Brasília, 20(2): 209-216, jul./dez. 1991

Aborda sobre o a alocação de recursos, políticas de alocação de recursos e distribuição da verba orçamentária. Já que, a falta de uma política de aquisição pode e, provavelmente causará grandes prejuízos em longo prazo.Os objetivos eram: possibilitar uma adequada política de distribuição de recursos orçamentários entre as bibliotecas da UFPE; propor um modelo como referencial para alocação de recursos e facilitar o processo de aquisição de material bibliográfico. Apresenta uma revisão da literatura sobre o desenvolvimento de coleções no Brasil e fora do país. Aponta que o número de estudantes e circulação delivros tem sido um dos critérios mais utilizados para alocação. Verifica a pouca importância dada aos assuntos orçamentários por parte dos bibliotecários, considerando a alocação de recursos e movimentação dos orçamentos financeiros como uma problemática de outros setores e não da Biblioteca. Prioriza os periódicos na aquisição de novas bibliografias. Executa a pesquisa em cada biblioteca dasbibliotecas existentes na UFPE, com base em oito variáveis: custo médio do livro; media geral de uso; acervo; curso pós-graduação; curso graduação; número de inscritos; trabalhos publicados e número de docentes. Foca a alocação de recurso para a área que está, no momento, precisando de recursos financeiros, sendo assim, teremos a distribuição racional de recursos para aquisição de livros em bibliotecas.Salienta que essa política de alocação de recursos no sistema de Bibliotecas da Universidade de Pernambuco, após implementação deve-se manter atualizada sempre que necessário, conforme as necessidades que surgirão com o decorrer do tempo e dos avanços tecnológicos.
Palavras-chave: Alocação de recursos. UFPE. Aquisição de livros. Recursos orçamentários em Bibliotecas.






Documento...
tracking img