Resumo: fundamentos educacionais para educadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundamentos educacionais para educadores

I. Organização da Aprendizagem
De um modo geral, há uma grande diferença entre aprender e apreender. Quando o aprendizado se dá para um objetivoespecífico, como o de apenas passar no vestibular, dificilmente é armazenado durante muito tempo.
Para se ter um aprendizado eficiente é necessária a existência de uma estratégia que coloque a educaçãocomo algo interessante, não como uma obrigação. Notas altas não necessariamente significam aprendizado.
Tanto a escola como os pais são responsáveis pela educação da criança e do jovem. Desde pequeno,os pais deve induzir a criança ao interesse pelo conhecimento. Enquanto isso, a escola fica responsável pela organização da aprendizagem em si.
A pedagogia Waldorf defende que as crianças só devementrar no ensino fundamental com sete anos de idade, isso porque, segundo eles, antes de completar sete anos o aluno não está neurologicamente preparado para uma aprendizagem eficiente. Enquanto aresolução brasileira exige que alunos de seis anos completos até 31 de março estejam na 1ª série.

II. Currículo, “A Constituição da Educação”

Um currículo é um documento que esclarece o que oprofessor deverá ensinar, consequentemente, o que o aluno deverá aprender e quando isso ocorrerá. São conteúdos, objetivos, estrutura e sequência de estudo. Um currículo assegura direitos, é uminstrumento de cidadania; servindo também para regulamentar outros instrumentos essenciais da política educativa (como avaliações e produção e livros didáticos).
O currículo deve ser de fácil compreensão.Devendo levar em conta experiências de países que avançaram na educação, com cuidado para não confundir currículos que esses países adotam hoje com o que os que o levaram a esse patamar.
Há 4critérios para se avaliar um currículo:
1. Foco: concentrar-se no principal e em disciplinas essenciais, com poucos temas a cada ano;
2. Consistência: respeitar a estrutura de cada disciplina;...
tracking img