Dna e rna - acidos nucleicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1824 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Neste trabalho consta informações sobre o DNA, quando foi descoberto, qual sua função, suas bases nitrogenadas, o que envolve a Física, a Química e a Matemática no assunto e etc.
É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar asinformações necessárias para a construção das proteínas e ARNs (sigla de RNA, porém em português). Os segmentos de ADN (sigla para o DNA, porém em Português) responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da seqüência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.
Durante o período de interfase, todos os DNAnucleares da célula sofrem um processo de duplicação. Cada molécula de DNA desenrola suas duas cadeias, que normalmente se mostram em trajetória helicoidal, e cada uma delas incorpora nucleotídeos, formando uma cadeia nova e complementar. Assim, surgem dois novos DNA completos, cada um nascido de uma cadeia do DNA inicial.
A molécula do DNA é responsável pela formação do RNA.
O RNA transcreve ocódigo genético do DNA e passa ao citoplasma, através da cariomembrana, levando a mensagem daquele código, razão pela qual recebe o nome de RNA-mensageiro. No RNA não há timina
-nucleotídeos, no seu lugar existem uracila-nucleotídeos.
Esse trabalho também toca no assunto do estudo da estrutura da molécula por meio da difração de raios-X e também sobre a Física Quântica.DNA – Biologia

DNA é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e RNA.

[pic]

Os segmentos de DNA que contêm ainformação genética são denominados genes, o resto da seqüência tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

A estrutura da molécula de DNA foi descoberta conjuntamente pelo norte-americano James Watson e pelo britânico Francis Crick em 1953, e nove anos depois foram agraciados com o Prêmio Nobel de Medicina.

Com exceção de gêmeos univitelinos, o DNA de cadaindivíduo é exclusivo, cada ser humano possui duas formas de cada gene, uma que recebe da mãe outra que recebe do pai. Mesmo sendo a maioria dos genes iguais entre as pessoas, algumas seqüências do DNA variam entre de pessoa para pessoa. Para saber a paternidade de uma criança, faz-se o teste de DNA, que é considerado o teste mais avançado do século.


A molécula de DNA é composta por uma fitadupla de nucleotídeos. Existem quatro subunidades de nucleotídeos, e as duas cadeias unem-se através de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos nucleotídeos.
As cadeias de nucleotídeos são formadas por uma pentose (açúcar de cinco carbonos) associada a um ou mais gruposfosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA é composto por uma desoxirribose e um grupo fosfato. As quatro basesnitrogenadas contidas no DNA são:adenina, citosina, guanina e timina.
Código genético  - A informação contida no DNA, o código genético, está registrada na seqüência de suas bases na cadeia (timina sempre ligada à adenina, e citosina sempre com guanina). A seqüência indica outra seqüência, a de aminoácidos - substâncias que constituem as proteínas. O DNA não é o fabricante direto das proteínas; paraisso ele forma um tipo específico de RNA, o RNA mensageiro, no processo chamado transcrição. O código genético, na forma de unidades conhecidas como genes, está no DNA, no núcleo das células. Já a "fábrica" de proteínas se localiza no citoplasma celular em estruturas específicas, os ribossomos, para onde se dirige o RNA mensageiro. Na transcrição, apenas os genes relacionados à proteína que se...
tracking img