Rede de computadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO



Na comunicação entre computadores é importante que haja uma padronização para possibilitar que equipamentos diferentes consigam trocar informações entre si. O modelo de representação de rede em camadas tornou mais próximo as estruturas de comunicação entre entidades, e os protocolos possibilitam a transmissão da informação entre as camadas e entre equipamentos.

Palavras-chave:OSI, camadas, protocolos, TCP/IP, Ethernet, LAN.



































SUMÁRIO



INTRODUÇÂO 5
1 – CONCEITO 6
2 – TIPOS DE REDES 7
2.1 – REDES LAN 8
2.1.1 – Componentes da rede LAN 8
3 - PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO 10
3.1 – DEFINIÇÂO 10
3.2 - TOPOLOGIAS DE BARRAMENTO 12
3.2.1 – Anel 12
3.3 – HISTÓRIA 13
3.4 – PROTOCOLOS DECAMADAS DE REDE 15
3.4.1 – Protocolo HTTP 15
3.4.2 – Protocolo TCP 16
3.4.3 – Protocolo UDP 16
3.4.4 - Protocolo IP 17
3.5 – PROTOCOLOS DE ROTEAMENTO 17
3.5.1 – RIP 17
3.5.2 – OSPF 18
3.5.3 – BGP 18
CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20













INTRODUÇÂO




O objetivo deste trabalho é apresentar o modelo conceitual de comunicação entre computadores,e sua aplicação prática. Os protocolos escolhidos para serem apresentados são os mais utilizados na Internet.
Os protocolos são formados por elementos-chave que os identificam e que definem como estas regras serão interpretadas pelas entidades componentes da comunicação. Estes elementos são discutidos em detalhes na seção 3. Nesta seção ainda são apresentadas as classificações dos protocolos, ouseja, a finalidade de cada tipo de protocolo considerando o modelo de 4 camadas usado na internet.
Os protocolos de rede nasceram da necessidade de conectar equipamentos de fornecedores distintos, executando sistemas distintos, sem ter que escrever a cada caso programas específicos. Ambos os computadores devem estar configurados com os mesmos parâmetros e obedecer aos mesmos padrões para que acomunicação possa ser realizada sem erros. Existem diversos tipos de protocolos de rede, variando de acordo com o serviço a ser utilizado.



































1 – CONCEITO



A rede de computadores é um grupo de computadores de funcionamento independente do outro e interconectados por cabos de rede. A rede permite o compartilhamento desoftwares, informações, arquivos e demais serviços.

A rede pode atuar em computadores, em periféricos (impressoras, scanners, e outros equipamentos), e em máquinas de linha de produção. A rede de computadores reduz custo com a aquisição de softwares, minimiza processos de envio de projetos, significa economia de tempo e melhor desempenho operacional numa empresa.

A primeira tentativa de implementode uma rede ocorreu em setembro de 1940, através dos trabalhos de George Stibitz, que utilizou uma máquina de teletipo para envio de instruções de sua Model K situada na Faculdade de Dartmouth para uma calculadora na cidade de Nova York.

Em 1964, desenvolveram o Sistema de Compartilhamento de Tempo de Dartmouth para vários usuários situados em trabalhos de sistemas de computadores. Na época, aGeneral Eletric e a Bell Labs conseguiram rotear conexões telefônicas através do computador Dec´s PDP-8.


















2 – TIPOS DE REDES



Os conhecimentos em rede aumentaram significativamente na década de 90, atualmente há vários tipos específicos de redes, as mais conhecidas são:

• LAN – Local Area Network – é uma rede local situada num domicílio, sala comercialou LAN HOUSE;

• MAN – Metropolitan Area Network – utilizada entre duas cidades;

• WAN – Wide Area Network- Utilizada entre pontos intercontinentais, como por exemplo, o sistema bancário internacional;

• RAN- Regional Area Network- rede presente em determinada região delimitada.


2.1 – REDES LAN

Em computação, rede de área local (ou LAN, acrônimo de local area network), ou ainda...
tracking img