65321300680

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE PEDAGOGIA – MODALIDADE DE
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Disciplina: O TRABALHO COM A ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOCENTES RESPONSÁVEIS:
Profª. Dra. Cláudia Valéria Doná Hila
Profª. Dra. Lilian Cristina Buzato Ritter

TRABALHO ESCRITO (1)
1) Apresente dois exemplos de propostas para a produção escrita :a) um que demonstre a concepção de escrita treinada.
CONTINUE A HISTÓRIA
A Tartaruga Tagarela
Uma tartaruga vivia num lago com seus dois amigos gansos. Ela passava horas falando, falando, falando sem cansar. Um dia, os gansos decidiram ir embora para conhecer novos lugares. E a tartaruga queria ir junto, mas havia um problema: não podia voar. Então os gansos tiveram uma ideia...

Nesteexemplo, o aluno é convidado a continuar a história da “TARTARUGA TAGARELA”, apenas criando frases. Podemos perceber que o início do texto apresentado como apoio à produção é também apenas formado por frases, assim, cabe ao aluno apenas a formulação de frases, o que atende adequadamente à solicitação do comando. Portanto, a concepção de escrita treinada demonstra como a construção de frases foitrabalhada em sala de aula e se efetiva na produção do texto do aluno, em níveis evidentemente fragmentários.
Para Carvajal Pérez e Ramos Garcia (2001), na escrita treinada considera-se um “sujeito passivo de aprendizagem que reconhece, recorda, reproduz e repete” (p.19).
Essa atividade de escrita treinada, geralmente é realizada na escola e utilizada como pretexto para outras atividades. Édescontextualizada, sem significado para a criança, onde não se escreve por propósitos definidos, mas para treinar o que o professor “supostamente” ensinou.

b) um que demonstra a concepção de escrita espontânea.

A partir da concepção de escrita espontânea criam-se hipóteses, em que o erro é permitido; o aluno usa as palavras que achar necessário, havendo, portanto, a produção de textos singulares,heterogêneos. Para Carvajal Pérez e Ramos Garcia (2001), na escrita espontânea considera-se “um ser inteligente com capacidades cognitivas, não só sujeito de aprendizagem, mas também portador de conhecimento” (p. 19). É um conhecimento que não se forma pela imitação somente, mas que se constrói a partir da interação com o outro e com o meio, dentro e fora da escola.
É ensinada pelo professor para sealcançar propósitos comunicativos definidos. Trabalha-se com situações de produção próximas da realidade, não inventadas ou imaginárias. Escreve-se gêneros discursivos e não redação.

2) Leia atentamente os comando de produção escrita, para depois :
a) identificar a concepção de escrita de cada comando:
b) justificar a sua resposta.
COMANDO 1
Escreva um texto inspirado no seguinte provérbio« Filho de peixe, peixinho é ».
Concepção: A Escrita como dom/inspiração divina
Nessa concepção, segundo Sercundes (2001), a produção textual nasce de um título, de uma frase que expõe um tema ao aluno para que produza um texto, sem qualquer atividade prévia de sustentação de informações, ou até mesmo de consolidação de ideias para o desenvolvimento do texto.
Nessa concepção a produção textualescrita, normalmente nasce de um título, de uma frase, sem qualquer atividade prévia de sustentação ou de trabalho com informações anteriores. O aluno produz o texto unicamente a partir de informações internalizadas em seu conhecimento de mundo. É uma concepção usada como “tapaburacos” na sala de aula, para manter o aluno quieto. Não há finalidade marcada para a produção. É escrita como sinônimo decriatividade.
Um exemplo dessa concepção é esta citada no comando 1, quando na sala de aula, o professor coloca no quadro uma frase como esta:
“Filho de Peixe, Peixinho é”
E pede aos alunos que produzam uma redação com esse tema. O aluno deverá buscar em seus conhecimentos e nas informações que conhece subsídios para escrever um texto, para isso, basta que tenha o “dom divino” ou a...
tracking img