Resumo filme - inside job.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. AÇAMBARCAMENTO: Praticado, sobretudo por monopólios que dominam certo setor produtivo ou comercial da economia, consiste na retenção de matérias-primas, bens de capital ou gêneros de primeira necessidade com o intuito de elevar preços, eliminar concorrentes ou dominar o mercado. É considerado crime contra a economia popular no Brasil.

2.ARBITRAGEM: Especulação com diferenças de preços deativos em diferentes praças e/ou momentos do tempo. Tende a tornar os mercados contínuos pela progressiva eliminação destas diferenças de preços. Os ativos são em geral moedas, mas podem ser títulos, ações, metais preciosos e commodities como trigo, café etc.

3.ÁGIO: Diferença, a mais, entre o valor pago e o valor nominal do título.

4.ASSEMBLÉIA GERAL DE ACIONISTAS (AGA): Órgão máximo dedecisão de uma Sociedade Anônima. Decide sobre fusões, incorporações, distribuição de dividendos aos acionistas após proposta feita pela diretoria. Embora não se ocupe da gestão cotidiana da empresa, pode influir sobre suas decisões estratégicas. Tem o direito de participar da # todos os detentores de ações com direito a voto, isto é, as ordinárias e eventualmente as preferenciais com cláusulasespeciais de direito de voto.

5.“ANDAR DE LADO”: Mercado fraco, sem tendência definida, estagnado.

6.APREGOAÇÃO: Ato de apregoar a compra ou venda de ações, mencionando-se o papel, o tipo, a quantidade de títulos e o preço pelo qual se pretende fechar o negócio, executado por um operador, representante de sociedade corretora, na sala de negociações (pregão).

7.ATIVO FINANCEIRO: Todo equalquer título representativo de parte patrimonial ou dívida.

8.AÇÃO-OBJETO: Valor mobiliário a que se refere uma opção.

9.CAUTELA: Certificado que materializa a existência de um determinado número de ações; também chamada título múltiplo.

10.CAUÇÃO: Depósito de títulos ou valores efetuados para o credor, visando garantir o cumprimento de obrigação assumida.

11.CISÃO: É o processo detransferência, por uma empresa, de parcelas de seu patrimônio a uma ou mais sociedades, já existentes ou constituídas para esse fim, extinguindo-se a empresa cindida se houver versão de todo o seu patrimônio.

12.CLEARING: Termo utilizado para designar instituições que, como a CBLC, prestam serviços de compensação e liquidação de operações realizadas em Bolsas de Valores ou outros mercadosorganizados. Tais instituições são responsáveis pelo cálculo das obrigações dos participantes do mercado para a liquidação de suas operações, por meio da troca de ativos por seus respectivos valores financeiros, podendo também ser responsáveis pela transferência dos títulos e crédito dos saldos a seus participantes.

13.CAPTAÇÃO: Obtenção de recursos para aplicação a curto, médio e/ou longo prazos.14.CARTEIRA DE AÇÕES: Conjunto de ações de diferentes empresas, de propriedade de pessoas físicas ou jurídicas.

15.COLUSÃO: Comportamento acertado de comum acordo e de forma sigilosa entre duas ou mais empresas participantes de um mercado, visando elevar preços, repartir mercados etc. Normalmente só pode ser praticado em mercados altamente concentrados, como os oligopólios.

16.CONSTELAÇÃO DEINTERESSES: Situação muito comum entre as grandes corporações dos EUA e Inglaterra na qual a elevada pulverização das ações dificulta a formação de coalizões estáveis de controle. Neste caso, a diretoria é composta pela cooperação entre alguns dos maiores acionistas, que, deste modo, criam ou reforçam laços de interdependência recíproca, permitindo um certo grau de autonomia à alta gerência. Éum conceito que sublinha a necessidade de estudar a teia de relações (pessoais, comerciais, de propriedade acionária, financeiras etc.) entre uma empresa e as demais onde estejam presentes os mesmos grupos de interesse.

17.CONGLOMERADO: Empresa ou Grupo econômico que atua em diversos setores da economia sem necessariamente seguir critérios de complementaridade técnica, produtiva ou comercial....
tracking img