Jogo das cores vygotsky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

jogo das cores proibidas – vygotsky

alessandra c.b. arrigoni – ra: a728gi-7
Adão henrique venâncio- ra: RA- BO28IE-0

São José do Rio Pardo
2013

Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
CEPPE – Centro de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação

jogodas cores proibidas – vygotsky

alessandra c.b. arrigoni – ra: a728gi-7
Adão henrique venâncio- ra: B028IE-0

Trabalho de Atividade Prática, apresentado à Profª.Danila da Disciplina de Psicologia Sócio Interacionista do curso de Psicologia da Universidade Paulista, campus São José do Rio Pardo.

São José do Rio Pardo
2013

Sumário

1-Introdução..................................................................................04
2- Objetivo do Trabalho.................................................................07
3- Descrição do Tabalho................................................................08
3.1 Método.................................................................................08
3.1.1Participantes......................................................................08
3.1.2 Local da Pesquisa..............................................................08
3.1.3 Material Ultilizado............................................................08
4.1.4 Procedimento para Aplicação........................................08
4 -Resultados.................................................................................094- Conclusão...................................................................................11
5- Referencias Bibliográficas.........................................................12

1- Introdução:

O presente trabalho pretende investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos durante a realização do Jogo das Cores Proibidas, pautando-se, paraisso, na concepção sócio - interacionista do desenvolvimento, tal como elaborada por Lev Vygotsky.
Na concepção de Vygotsky, para que se pudesse entender o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores, como atenção, memória, cognição, não bastava apenas estudar os aspectos físicos, biológicos dos seres humanos, tal como os mecanicistas e deterministas faziam. Isso porque, para ospsicólogos sócios - históricos, o indivíduo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é também influenciado pela sociedade e cultura em que está inserido. Neste sentido, Vygotsky utilizou das ideias marxistas, e viu no método do materialismo histórico e dialético a solução para a dicotomia existente na época no que diz respeito ao estudo do ser humano. Pensava em desenvolver umapsicologia que fornecesse uma síntese das teorias existentes e que todos os fenômenos fossem estudados como processos em constante movimento e transformação. Materialismo histórico dialético significa parte das condições materiais do ser humano, em que existem duas coisas opostas entre si, as quais se relacionam e modificam, e isto será transmitido de uma cultura para outra, sempre se transformando. Navisão de Vygotsky, nós, seres humanos, nascemos inseridos em uma cultura, com crenças, religiões e características específicas e, por isso, ela é uma das principais influências no desenvolvimento. Pela interação com os outros nós aprendemos e desenvolvemos capacidades de agir sobre o mundo. (OLIVEIRA, 1997).
O teórico pretendia elaborar uma abordagem que buscasse fazer uma síntese do homemcomo ser biológico, histórico e social. Ele sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio histórica e na interação do homem com o outro no espaço social. Sua abordagem sócio-interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e...
tracking img