100145080566

430 palavras 2 páginas
Resumo de filme documentário Inside Job

O filme documentário Inside job “trabalho interno”, relata a crise financeira global dirigida por Charles H. Ferguson aborda a corrupção nos Estados Unidos pela indústria financeira a qual trouxe sérias consequências que se alastrou globalmente causando a chamada crise econômica mundial. O documentário foi cuidadosamente dividido em cinco partes: Como chegamos aqui parte I , A bolha (2001-2007) parte II, a crise parte III , responsabilidade parte IV e onde estamos agora parte V.
Em meados de 2001 e 2002 foi expandido nos Estados Unidos o mercado imobiliário, houve um grande interesse não só em comprar o imóvel próprio mas de fazer investimentos assim, comprava-se barato para vender mais caro e tudo isso com renda obtida através de empréstimos. Esses fatores ocorreram depois que o banco central dos Estados Unidos passaram a emprestar dinheiro à baixos juros e as pessoas e empresas passaram a gastar mais do que podiam e foram se aprofundando em dividas.
O inicio do documentário é uma reflexão sobre a Islândia, país que possuía uma economia estável mas que entrou em colapso após o Lehmam Brothers principal banco americano e a AIG uma das maiores agências de seguro do mundo entro em crise, uma crise que se alastrou mundialmente. A desregulamentação na indústria financeira aumentou em massa o número de empréstimos, foram feito empréstimos chamados suprimes os quais eram de auto risco , pois, eram créditos dado para indivíduos sem nenhuma avaliação e esses indivíduos não tinham condições de quitar a divida causando inadimplência, assim as taxas de juros foram se elevando cada vez mais o que começou a afetar o mercado imobiliário.
Os credores passaram a vender hipotecas a bancos de investimentos que combinava várias outras hipotecas e empréstimos para formar derivados os quais fora chamados de CDO ( obrigações de dívidas garantidas). Com a crise varias empresas entraram em falência pois eram roubadas pelos seus

Relacionados