Resumo do texto sobre sigmund freud

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou radicalmente o modo de pensar a vida psíquica. Trabalhou em algum tempo em laboratório de fisiologia e deu aulas de neuropatologia no instituto onde trabalhava. Sua contribuição é comparada a Karl Max na compreensão dos processos históricos e sociais. A investigação sistemática desses problemas levou Freud á criação da Psicanálise.
Otermo psicanálise é usado para referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional.
Atualmente, o exercício da psicanálise ocorre de muitas outras formas. É usado para base de psicoterapia, aconselhamento e orientação. A psicanálise também é um instrumento importante para análise e compreensão de fenômeno social relevante: novas formas de sofrimento psíquico, o excessode individualismo no mundo contemporâneo, a exacerbação da violência, etc.
Freud iniciou a psicanálise com a hipnose, quando ganhou uma bolsa de estudos em Paris, onde trabalhou com Jean Chalcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hipnose. De volta a Viena, seu principal instrumento de trabalho era a hipnose. Josef Breuer também foi importante para Freud para a continuidade dasinvestigações. Breuer denominou o método catártico o tratamento que possibilita a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos que não puderam ser expressos na ocasião da vivência desagradável ou dolorosa.
* Descoberta do inconsciente
Freud, em seus estudos, descobriu uma força psíquica que denominou resistência e chamou de repressão o processo psíquico que visa encobrir, fazerdesaparecer da consciência uma idéia ou representação insuportável e dolorosa que está na origem do sintoma.
Constituíram a base principal da compreensão das neuroses e impuseram uma modificação do trabalho terapêutico. Seu objetivo era descobrir as repressões e suprimi-las através de um juízo que aceitasse ou condenasse definitivamente o excluído pela repressão. Considerando este novo estado dacoisa, essa investigação feita por Freud é chamado de psicanálise
*A primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico
Essa teoria refere-se á estrutura de três sistemas ou instâncias psíquicas: inconsciente, pré- consciente e consciente.
- o inconsciente – exprime o conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência. É constituído por conteúdos reprimidos, que não temacesso aos sistemas pré- consciente/consciente pela ação de censuras internas. O inconsciente é um sistema de aparelho psíquico regido por leis próprias de funcionamento.
- O pré-consciente – refere-se ao sistema onde permanecem aqueles conteúdos acessíveis á consciência. É aquilo que não está na consciência, neste momento, e no momento seguinte pode estar.
- O consciente – é o sistema doaparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações do mundo exterior e as do mundo interior. Na consciência, destaca-se o fenômeno da percepção, principalmente a percepção do mundo exterior, a atenção e o raciocínio
*Descoberta da sexualidade infantil
Freud em suas investigações na prática clínica sobre as causas e o funcionamento das neuroses, descobriu que a maioria de pensamentos e desejosreprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, onde estavam as experiências de caráter traumático, reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais. As ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa.
Os principais aspectos destas descobertas são:
- a função sexual existe desdeprincípio da vida, logo após o nascimento, e não só a partir da puberdade como afirmava as idéias dominantes.
- o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo até chegar à sexualidade adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas tanto no homem como na mulher. Esta afirmação contrariava as idéias predominantes de que o sexo estava associado,...
tracking img