O livro faz um ataque reto e direto ao modelo modernista de planejamento (e ortodoxo) e sintetiza o funcionamento das cidades na prática.
A arte do planejamento não significa que a cidade seráperfeita. A cidade de Mornigside Heights, por exemplo, de acordo com a teoria do planejamento não deveria ter problema algum, pois possui todas as características preconizadas pelo planejamento urbanoperfeito. Entretanto, a cidade se transformou numa zona de cortiços. Em vista disso a prefeitura aplicou um pouco mais dos conceitos do planejamento urbano e demoliu grande partes dos cortiços, crioushopping centers, áreas verdes, etc; aclamado como uma excelente demonstração de recuperação urbana. Depois disso, decaiu ainda mais!
Onde menos se espera, regiões começam a decair e contrariando todaa teoria do planejamento urbano, as áreas que eles classificam como decadentes se recusam a decair.
As cidades são um imenso laboratório de tentativa e erro em termos de construção e desenho urbano.Todavia, os estudiosos ignoram o estudo do real, fracasso e sucesso, das cidades e se pautam por conceitos antiquados e derivados da aparência e comportamento.


Tem-se a impressão que tudo éintencionalmente manipulado. Cidades são funcionais e belas desde que sejam cobertas de gramados. Os automóveis também são tidos como grandes vilões das cidades, mas não passam de meros sintomas do malplanejamento urbano. As necessidades dos automóveis são mais facilmente compreendidas e satisfeitas do que as complexas necessidades das cidades. Ao contrario do que muitos urbanistas pensam, que seresolvendo o problema do transito resolvem o problema da cidade. É necessário saber como a cidade funciona para dar solução ao transito. São paradigmas que precisam ser cremados dos livros deurbanismo. O transito é assim nocivo porque os intelectuais assim estabeleceram.
Estatísticas favoráveis de uma determinada cidade não tem valor para a teoria do urbanismo. Se o urbanismo diz que uma... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 12). Resumo do texto morte e vida de grandes cidades janes jacobs - introdução. TrabalhosFeitos.com. Retirado 12, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Morte-e-Vida/127835.html

MLA

"Resumo do texto morte e vida de grandes cidades janes jacobs - introdução" TrabalhosFeitos.com. 12 2011. 2011. 12 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Morte-e-Vida/127835.html>.

MLA 7

"Resumo do texto morte e vida de grandes cidades janes jacobs - introdução." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 12 2011. Web. 12 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Morte-e-Vida/127835.html>.

CHICAGO

"Resumo do texto morte e vida de grandes cidades janes jacobs - introdução." TrabalhosFeitos.com. 12, 2011. Acessado 12, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Morte-e-Vida/127835.html.