Resumo do sistema neurologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2500 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Assistência de Enfermagem na atenção ao Pré-Natal e nas suas Dimensões Assistencial, Educativa e Gerencial.
Pre-natal
O atendimento humanizado e com qualidade, no pré-natal, no parto e no puerpério é fundamental para diminuir os riscos que já foram citados anteriormente nesse trabalho. É importante, ainda, a inclusão de medidas de prevenção e promoção da saúde, ao invés da assistênciaestritamente biológica e curativa.
Para o Ministério da Saúde, o acompanhamento ao pré-natal, deve ter início precoce, ter cobertura universal, ser realizado de forma periódica, estar integrado com as demais ações preventivas e curativas, e deve ser observado um número mínimo de seis consultas (BRASIL, 2002). Diante disso, é importante salientar que o sucesso do pré-natal dependerá, emgrande parte, do momento em que se inicia o acompanhamento e do número de consultas.
O Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) criado em 2000, é integrado por três componentes, com objetivos específicos, em que o primeiro é incentivar à assistência pré-natal, com a finalidade de estimular os Estados e Municípios a realizarem um pré-natal qualificado.Já o segundo, éabordar a organização, regulação e investimentos na assistência obstétrica e neonatal, com vistas ao desenvolvimento de condições técnicas e operacionais de centrais de regulação e de sistemas móveis de atendimento e financiamento de hospitais integrantes do Sistema Único de Saúde. O terceiro e último componente abrange a nova sistemática de pagamento da assistência ao parto, que se relaciona àmelhoria do custeio da assistência ao parto nos hospitais integrantes ao Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde – SIH/SUS, elevando o valor e a forma de remuneração (BRASIL, 2002).
A consulta de Pré-Natal
Sob essa perspectiva no que se refere ao pré-natal, a assistência deverá ser realizada através de pelo menos seis consultas, sendo uma no primeiro trimestre, duasno segundo trimestre e três no último trimestre, prioritariamente. Na primeira consulta,deverá ser realizada uma anamnese, abordando antecedentes ginecológicos e obstétricos, aspectos epidemiológicos, familiares, pessoais e a situação da gestação atual.
No exame físico deve constar a avaliação de cabeça e pescoço, tórax, abdômen, membros e inspeção de pele e mucosas, além do exame ginecológicoe obstétrico.Também necessita ser contemplada a história clínica da gestante, a sua identificação, dados socioeconômicos, o grau de instrução, a profissão/ocupação, o estado civil/união, o número e idade de dependentes, a renda familiar, as pessoas da família com renda, as condições de moradia (tipo, número de cômodos), as condições de saneamento (água, esgoto, coleta de lixo), a distância daresidência até a unidade de saúde, os antecedentes familiares, pessoais e ginecológicos, o exame físico em geral e específico (gineco-obstétrico), bem como a solicitação de exames complementares. (BRASIL, 2005).
Segundo o PHPN, é necessário que a gestante realize exames laboratoriais de rotina, como: ABO-RH na primeira consulta; VDRL, urina, e glicemia em jejum na primeira consulta e na30ª semana de gestação; HB/Ht e testagem anti-HIV na primeira consulta. Além disso, é preconizada a aplicação da vacina antitetânica, até a sua dose imunizante, ou dose de reforço quando já imunizada anteriormente(BRASIL, 2002). Anti-rubéola - esquema básico: dose única após o parto e aborto.
Elementos a serem avaliados na gestante adolescente
Alterações na pele:A pele do adolescente -sobretudo da face e do couro cabeludo - deve ser atentamente observada. A acne e a dermatite seborréica são comuns nessa fase da vida e, comumente, constituem-se fatores negativos na imagem corporal. Embora sejam processos comuns, medidas devem ser adotadas à sua redução/resolução, considerando a importância que adquirem para o adolescente.
Avaliação da capacidade visual e auditiva:A avaliação...
tracking img