Resumo do projeto de pesquisa como exercício científico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
conexão com a realidade empírica, de exaustividade e síntese, de inclusões e recortes, e, sobretudo, de rigor e criatividade.
Dimensões de um projeto de pesquisa
Quando escrevemos um projeto científico, estamos abordando a realidade por um objeto construído (uma versão do real a partir de uma leitura orientada por conceitos operadores; é resultado de um processo de objetivaçãoteórico-conceitual de certos aspectos ou relações existentes no real) e não por objeto percebido (aquele que se apresentada aos nossos sentidos pela forma de imagens, é o que vemos e sentimos e que, na maioria das vezes, se apresentada como “real”, natural e transparente) e nem objeto real (totalidade das relações da existência social).
A elaboração de um projeto científico, lida com pelo menos três dimensõesque estão interligadas: a dimensão técnica que trata das regras reconhecidas como científicas para a construção de um projeto, a dimensão ideológica que se relaciona às escolhas do pesquisador e a dimensão científica que se articula com as duas dimensões anteriores.
Os projetos e a trajetória de elaboração de um projeto de pesquisa
Um projeto de pesquisa nos esclarece a questão que estamospropondo a investigar, as definições teóricas de suporte e as estratégias do estudo que utilizaremos; também ajuda a mapear um caminho a ser seguido durante a investigação.
O pesquisador necessita comunicar seus propósitos de pesquisa para que esta seja aceita na comunidade científica, sendo o projeto também um pré-requisito para obtenção de financiamento. Após a apresentação do projeto, qualqueralteração deverá se justificada.
O projeto de pesquisa passa por uma trajetória marcada por atividades e atitudes:
• De pesquisa bibliográfica disciplinada, porque devemos ter uma prática sistemática, um critério claro de escolha dos textos e autores; critica porque precisamos estabelecer um dialogo reflexivo entre as teorias e outros estudos com objetivo de investigação por nós escolhido; amplaporque deve da conta do “estado” atual do conhecimento sobre o problema.
• De articulação criativa, seja na delimitação do objeto de pesquisa, seja na aplicação de conceitos.
• De humildade reconhecendo que todo conhecimento científico caráter: aproximado, provisório, inacessível, vinculado à vida real e condicionado historicamente.
Esta etapa e reconhecida como a fase exploratória, quecompreende: escolha do tópico de investigação, delimitação do objeto, definição dos objetivos, construção do marco teórico conceitual, seleção dos instrumentos de construção/coleta de dados, exploração de campo.
Os elementos constitutivos de um projeto de pesquisa
O projeto de pesquisa deve responder as seguintes perguntas:
• O que pesquisar?
A construção do objeto de pesquisa.
Definição do temae escolha do problema
O tema é a área de interesse ou assunto a ser investigado. primeiro passo e encontrar um tema pelo qual o pesquisador tenha interesse e possua relevância social e acadêmica e haja fontes para pesquisa. Com o tema definido o pesquisador formular o problema que deve ser individualizado e específico e conter algumas características, como por exemplo:
• Deve ser formulado comopergunta.
• O problema deve ser claro e preciso.
• Deve ser delimitado a uma dimensão viável.
Formulação de hipóteses
As hipóteses são afirmações provisórias ou uma solução possível a respeito do problema colocado em estudo e são formuladas a partir de fontes diversas, tais como a observação, resultados de outras pesquisas, teorias ou mesmo intuição. Para ser aplicada tem que possuir algumascaracterísticas: deve ter conceitos claros, deve ser especifica, não deve se baseada em valores morais e deve ter como base uma teoria que a sustente.

Definição do quadro teórico

O quadro teórico de um projeto representa o conjunto de princípios, definições, conceitos e categorias que articulados entre si formam um sistema explicativo coerente.
A definição teórica e conceitual é...
tracking img