Resumo do primeiro capitulo do livro “teoria geral da administração” - antonio cezar amaru maximiano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
No livro “Teoria Geral da Administração” do autor Antonio Cezar Amaru Maximiano, a administração é definida como o processo de tomar e colocar em prática decisões, embasadas em planejamento,organização, direção e controle, sobre objetivos, os resultados esperados, com a utilização dos recursos disponíveis, espaço, tempo, dinheiro, informações e pessoas.
Para a realização do processoadministrativo é necessários estudá-lo, pois a administração é essencial para o bom desempenho das organizações. Sendo que a vida das pessoas é estreitamente ligada à organização das empresas a qual se relaciona,veja por exemplo em uma companhia de distribuição de energia, a falta de organização da companhia afetaria diretamente a rotina dos usuários.
Segundo Maximiano, a teoria geral da administraçãoconsiste nos conhecimentos a respeito das empresas e a maneira de administrá-las, seu objetivo é oferecer subsídios para que os administradores possam trabalhar com todos os tipos de organizações.
Oprocesso administrativo ocorre desde os tempos primórdios, nos primeiros agrupamentos dos humanos, um exemplo seria a escolha de líderes, chefes, caciques. Princípio que ainda é utilizado atualmente.Porém o processo administrativo sofreu muitas mudanças, devido às transformações da humanidade. Hoje, observa-se a grande valorização do capitalismo onde é necessário produzir mais com menos recursos; ogrande crescimento da globalização da economia, atualmente as empresas possuem concorrentes globais; o avanço da tecnologia, que diminuiu o quadro de funcionários e aumentou o desemprego, inclusive noBrasil; a preocupação com a ecologia, onde é necessário utilizar produtos e embalagens não poluentes ou escolher a localização da empresa de acordos com as leis ambientais; a qualidade de vida dosfuncionários, o chamado recursos humanos. Neste atual sistema capitalista o cliente ganhou grande ênfase, pois a satisfação do mesmo é “indispensável”, aqui entra o tão conhecido chavão “o cliente...
tracking img