Resumo do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Oeste do Pará
Centro de Formação Interdisciplinar


RESENHA CRÍTICA

Erick Oliveira do Nascimento – M7


GADELHA, Regina Maria A. Fonseca; Conquista e ocupação da Amazônia: a fronteira Norte do Brasil; Estudos avançados 16 (45), 2002. Pag.63 a 77.


o CREDENCIAIS DA AUTORA
Regina Maria A. Fonseca Gadelha ehistoriadora, professora titular da faculdade de economia, administração, contabilidade e atuárias da PUC-SP, e coordenadora do curso de especialização economia social desenvolvimento da América Latina, da FEA-PUC-SP.
o RESUMO
No primeiro instante, a autora mostra que a história do território do Brasil vem sendo pouco esquadrinhada pela historiografia, apesar de sua importância atual. Porem algunshistoriadores da região amazônica, como Arthur Cezar Ferreira Reis, Samuel Belchimor, ajudaram para formação do território da região. Também a obra documental do historiador do português Jaime Cortesão, que merece a atenção no âmbito nacional para pesquisa de nossas fronteiras. Devido aos anfibológicos conhecimentos sobre a região da época fizeram com que alguns documentos se tornassem de poucarelevância nos dias atuais. “Por outro lado, os estudos recentes se prendem a questões como a denúncia dos latifúndios da região ou a necessária defesa ecológicas da floresta e seus recursos, inclusive minerais, desconhecendo as origens da ocupação, da posse e dos direitos coloniais que nortearam as conquistas do Brasil português”. O relevo e a hidrografia do continente beneficiava a expansãoportuguesa. As bacias auxiliaram a relativa facilidade de integração do homem e a região. A unidade cultural dessa região era largamente diferenciada.
Os tratados das fronteiras se basearam no tratado de Tordesilhas, que desde 1494, com a partilha entre Espanha e Portugal. Segundo Jaime Cortesão, durante a época dessa negociação, dentre todos os povos, Portugal era quem tinha mais condições de possuir alocalização geográfica mais correta da Índia. O Cortesão tinha como objetivo das politicas de Espanha e de Portugal na época e assegurar o caminho das Índias. Segundo o Cortesão, existe uma tese de que, apesar da extensão das terras pertencentes a Portugal se dilate do delta amazônico ate a ilha de Santa Catarina, seja desconhecida pelos legisladores. Isso explica porque, sob o pretexto dedificuldades encontradas de calcular a longitude exata do meridiano, os mapas cartográficos tentavam distorcer a real representação do Brasil. Mas nos últimos anos do século XV, naus (embarcações) espanholas e portuguesas atravessaram a linha do equador e estiveram em mares do Brasil, que percorreram desde o cabo de Santo Agostinho ate a costa norte, na embocadura do rio Pará ou Amazonas. Pelo menosdesde 1513, barcos portugueses chegaram a suplantar as costas da Guiana, como foi corroborado com a documentação de Rio Branco, pesquisada por Ferreira Reis. “Da mesma maneira, espanhóis a caminho da embocadura do gigantesco rio já cursava a costa, o que e comprovado pelo diário de descobrimento da costa do Brasil, de Pedro Lopes de Souza”.
Segundo Capistrano já enfatizara a notabilidade dasbandeiras que partiam de múltiplos pontos da costa do Brasil, monopolizando o território da Hiterlândia: primeiro foram as bandeira dos paulistas, que trilharam desde platô vicentino o caminho do conhecido do piabirú tupi, ligaram o Paraná ate a região do Paraguai, a partir desse instante expandiram progressivamente as suas viagens e foram ate o sul do mato grosso, ate atingirem o território espanhol domoxo e chiquito, onde ascenderam ate o rio Guaporé. Capistrano se alude em seguida às bandeiras da Bahia dimanaram para os sertões, assim começaram a fazer o reconhecimento e a aquisição das terras de São Francisco e o Parnaíba, ou ate mesmo subiram ate o Maranhão pelo Itapicuru ou, ainda, pelo São Francisco embrenharam-se pelos seroes em direção ao Tocantins.
A procedência dos movimentos...
tracking img