Empreendedorismo - caso eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho tem o propósito de apresentar o perfil de um empreendedor e explicar suas características mais importantes. Para tal será abordado o surgimento do empreendedorismo, influências que possibilitam surgir o movimento empreendedor do indivíduo, as vantagens e desvantagens da atividade empreendedora, de onde vem as idéias para o empreendimento e se as pessoas já nascem ou oambiente faz com que ela se torne empreendedora.
Este trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica em livros, artigos e websites. Também foi entrevistado um empreendedor de Mato Grosso que chama-se Shipú, onde relata suas experiências como empreendedor.
O empreendedor é um elemento fundamental na sociedade moderna. É ele quem prevê os anseios da população, de seus clientes, epromove o movimento dos recursos necessários para satisfazê-los de maneira eficiente.





























HISTÓRIA DO EMPREENDEDORISMO

A origem da definição de empreendedor vem das obras de Richard Cantillon, um banqueiro do século XVIII, para ele o empreendedor era aquele que comprava matéria-prima por um preço certo e revendia por um preço incerto, fazendoque a pessoa corresse um risco e lucrava além do esperado por ter inovado, tornando-se um empreendedor.
Um pouco mais tarde Jean Bapstiste Say, distinguiu entre empreendedores e capitalistas e considerava que o desenvolvimento econômico viria da criação de novos empreendimentos. Castillon e Say possuíam formação em economia, porem também se interessavam na gestão de empresas. Cantillon buscanovos negócios e era preocupado com o gerenciamento inteligente das organizações.Say é considerado um visionário, principalmente pela concepção de que empreendedor era alguém que promovia mudanças está presente até hoje, ele declarava que não existia limite para riqueza das nações, isso dependeria da população ativa, do progresso técnico e do dinamismo dos empresários.
Séculos mais tarde JosephSchumpeter foi a primeira pessoa a utilizar a palavra empreendedorismo, isso aconteceu em 1950, aonde ele caracteriza o empreendedor como uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso com inovações. Anos mais tarde, K Knight e Peter Drucker adicionam ao conceito de empreendedor a palavra risco.
David McClelland também deu uma importante contribuição nos estudos comportamentais do perfilempreendedor, ele dividia a sociedade em dois grandes grupos, o primeiro grupo corresponde a pessoas que tem iniciativa de enfrentar as oportunidades e desafios apresentados, conseqüentemente, iniciar um negócio, e o outro grupo que são pessoas que não se dispõem a enfrentar riscos.




















PERFIL EMPREENDEDOR

A palavra empreendedora não está presa a empresas, nem aprofissões ou área de atuação. Para Chiavenato(2004),o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de sensibilidade para os negócios, tem tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades. Nesse contexto, transforma idéias em realidade, para benefício próprio e para benefício da comunidade. Por ter criatividade e um alto nível de energia, o empreendedordemonstra imaginação e perseverança, aspectos que, combinados adequadamente, o habilitam a transformar uma idéia simples e mal-estruturada em algo concreto e bem-sucedido no mercado.
Empreendedor não é apenas a pessoa que cria uma empresa, mas também pessoas que alteram características, afim de promover o desenvolvimento de organizações, é o fator que permite que os negócios sobrevivam eprosperem num ambiente de econômico de mudanças como descreve ADISSI (1997,p.81) da seguinte maneira : “ são profissionais que transmitem disposição e capacidade para revolucionarem a empresa”.Shumpeter(1993) também apresenta um definição muito interessante de empreendedorismo, que diz:” empreendedorismo envolve qualquer forma de inovação que tenha uma relação com a prosperidade da empresa”.Esse autor...
tracking img