Resumo do livro ( o que é leitura )

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO




A autora do livro “O que é leitura”, Maria Helena Martins parte da premissa que a leitura não deve ser só a interpretação do código(letras), mas sim também o nosso cotidiano e nossas inter-relações com a sociedade fazem parte e são necessárias para o ser humano.

No livro, capítulo, Como e Quando Começamos a Ler é citado que: “Desde os nossos primeiroscontatos com o mundo, percebemos o calor e o aconchego de um berço diferentemente das mesmas sensações provocadas pelos braços carinhosos que nos enlaçam. A luz excessiva nos irrita, enquanto a penumbra nos tranquiliza. (...) Começamos assim a compreender, a dar sentido ao que e a quem nos cerca. Esses também são os primeiros passos para aprender a ler”.

“Lembro novamente Paulo Freire: ”ninguémeduca ninguém, como tampouco ninguém educa a si mesmo; os homens se educam em comunhão mediatizados pelo mundo”. Parodiando-o e também ousando divergir neste caso se poderia dizer: ninguém ensina instância, solitário, embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com outras e com o mundo”.

Na obra a autora transmite-nos informações relevantes sob a importância da leitura desde osprimórdios e como ajuda no desenvolvimento da capacidade intelectual e física do indivíduo, assim como a evolução do processo de leitura com o passar das gerações, como é citado no capitulo, Ampliando a Noção de Leitura: “Saber ler e escrever”, já entre os gregos e romanos, significa possuir as bases de uma educação, essa que visava não só ao desenvolvimento das capacidades intelectuais e espirituais,como das aptidões físicas, possibilitando ao cidadão integrar-se efetivamente, no caso das classes dos senhores, dos homens livres.

“Apesar de séculos de civilização, as coisas hoje não são muito diferentes. Muitos educadores não conseguiram superar a pratica formalista e mecânica, enquanto para a maioria dos educadores, aprender a ler se resume à decoreba de signos linguísticos, por mais que sedoure a pílula com métodos sofisticados e supostamente desalienantes”.

“O ato de ler se refere tanto a algo escrito quanto a outros tipos de expressão do fazer humano, caracterizando-se também como acontecimento histórico e estabelecendo uma relação igualmente histórica entre o leitor e o que é lido”.

A leitura tem um papel crucial na nossa vida, pois ela que nos permite interagir eentender o outro, quando falo em leitura, estou referindo a nossa interação com o mundo, as nossas emoções e como lidamos com situações do nossa dia-a-dia. Leitura faz parte do nosso modo de viver. “Enfim, dizem os pesquisadores da linguagem, em crescente convicção: aprendemos a ler lendo. Eu diria vivendo”.

“Quando começamos a organizar os conhecimentos adquiridos, a partir das situações que arealidade impõe e da nossa atuação nela; quando começamos a estabelecer relações entre as experiências e ao tentar resolver os problemas que se nos apresenta- aí então estamos procedendo leituras, as quais nos habitam basicamente a ter tudo e qualquer coisa. Esse seria, digamos, o lado otimista e prazeroso do aprendizado da leitura. Daí a impressão de o mundo está a nosso alcance; não só podemoscompreende-lo; conviver com ele”.

A leitura é prejudicada pela carência de convívio, pela pobreza material e cultural do ser humano. Como já foi enfatizado, o verbo ler não é apenas um ato mecânico de passar os olhos sobre as letras. Exige uma leitura de mundo (as coisas cotidianas), “bagagem” da vida. O assunto leitura é evocado pela autora em meio a críticas ao sistema educacional,induzindo-nos a uma reflexão da falta de competência do sistema educativo. Por isso a necessidade de decorar tudo. O livro nos leva à convicção que o processo de alfabetização é eterno, independente de qualquer coisa, bastando para isso querer e fazer, construindo conhecimento pessoal tendo vontade de saber mais, sobre assuntos diversos.

Além do sistema falho a autora nos remete as...
tracking img