Resumo do livro: o monge e o executivo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Apesar de ser considerado um livro de auto-ajuda, ele foge aos padrões clássicos desta categoria, não sendo um manual com regras de auto-ajuda, mas uma narrativa em estilo literário que trata, em linguagem simples e atraente, de comportamentos e atitudes que ajudam a melhorar o relacionamento com as pessoas e, consequentemente aumentar o sucesso no ambiente de relacionamentos (trabalho, família,escola, etc.). A história se desenrola quando o autor-personagem, um executivo bem-sucedido, resolve passar uma semana em um mosteiro, mais para não ter que ouvir os pedidos da esposa do que realmente por vontade própria. Ele tem a grande e agradável surpresa ao chegar ao mosteiro e descobrir que o monge com o qual conviverá durante aquela semana, na verdade é um dos mais respeitados executivos deseu tempo, o que começa a mudar a visão do autor sobre o mosteiro. Durante aquela semana ele descobre, através do monge, a diferença entre poder e autoridade, (esta diferença é a idéia central do livro) e a maneira como utilizar bem um e outro a fim de melhorar a relação com as pessoas. O livro fala também de responsabilidade, de como devemos nos comportar em relação às pessoas ou coisas pelasquais temos responsabilidades (funcionários, família, alunos, etc.), mostrando que devemos atender às necessidade das pessoas e não seus desejos, e mostrando a diferença entre os dois. Além de trazer uma definição diferente do que é o amor, mostrando que amor é um comportamento e não um sentimento, estando, portanto, ao alcance de todos praticá-lo. Em síntese, o livro mostra como atitudes simplespodem melhorar o relacionamento com as pessoas e ajudar a motivar a todos, mostra a diferença entre sentimento e comportamento, e por fim, como é possível a qualquer pessoa conviver com as diferenças, pois elas são muito valiosas ao desenvolvimento humano e ao aprendizado. RESENHA: LIÇÕES DE LIDERANÇA DE JAMES HUNTER

Você já parou para pensar na quantidade de pessoas que vivem em cada cantinhodo planeta? E por que apenas algumas se destacam e ficam guardadas para sempre na memória das pessoas? Seres humanos especiais, que foram capazes de influenciar milhões de homens e mulheres e conduzir multidões a novos rumos.

São inúmeros conceitos para definir a liderança. Para você, o que é ser um bom líder?

Cada um tem uma visão de liderança. Para James Hunter, autor do "O Monge e oExecutivo", um best-seller que transmite alguns conceitos interessantes e pertinentes sobre liderança, a competitividade é tanta dentro das empresas que muitos acabaram esquecendo os valores básicos do ser humano.

"O caráter é muito importante. Eu defino caráter como fazer a coisa certa para as pessoas à sua volta. A coisa certa a fazer é ser paciente, gentil, reconhecer seus acertos, ouvi-las, serhumilde, ter respeito e buscar satisfazer as necessidades dos outros. Dar um abraço quando elas precisarem e uma palmada quando for necessário. Por isso, a coisa mais importante para o líder é o caráter. Liderança é caráter em ação", explica o autor.

Em uma conferência realizada esta semana, em São Paulo, Hunter falou para o Catho Notícias sobre o sucesso do livro no Brasil. Já são mais de ummilhão de cópias vendidas, e acredita-se que mais de dois milhões de pessoas já devem ter lido a obra.

"O sucesso do livro no Brasil se deve a vários motivos. Acho que o Brasil está preparado para esta mensagem. O Brasil é um país católico e o livro se passa em um mosteiro. Os brasileiros adoram histórias, e 'O Monge' é uma história. Acho que eu estava no lugar certo e na hora certa", explicaJames Hunter.cutivo: uma história sobre a essência da liderança. O livro narra a história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. Desde o início de sua vida John se via perseguido por um nome: “Simeão”. De todos os fatos e coincidências, ele não compreendia porque, sempre ao longe dos anos, tinha o mesmo sonho que lhe...
tracking img