Resumo do livro o estudo social em laudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
O estudo social tão presente no cotidiano da intervenção ao longo do processo histórico do Serviço Social, em especial no campo sócio jurídico, parece ter sido redescoberto, nos últimos tempos com um objetivo de intervenção sistemática, questionamentos, polemicas e debates. O trabalho mais articulado com politicas e projetos sociais, por sua vez, pode confundir-se ou sobrepor-se aações de responsabilidade do poder executivo.
O assistente social, ao iniciar o trabalho no âmbito da justiça da Infância e Juventude, em São Paulo – nos idos dos anos 1940 – passou a ocupar o espaço do perito da área social, atuando inicialmente como estagiário ou como membro do comissariado de vigilância. Num período em que se evidenciava o agravamento e tentativas de controle das sequelas da questãosocial e se ampliava a ocupação de espaços institucionais pelo serviço social, o assistente social com formação generalista na área social, passou a ter na justiça da Infância e Juventude, espaço privilegiado de ação, o que fez com que, progressivamente deixasse de atuar junto ao comissariado e ocupasse no final desses anos de 1940, espaço formal de trabalho no então denominado Juizado de Menoresde São Paulo.
No final dos aos 1940 e nos anos de 1950, quando da implantação do serviço social nos Juizados de Menores de São Paulo, por meio dos serviços de colocação familiar, a direção teórico metodológico do serviço social “ de casos individuais” pautava-se no referencial ideológico da doutrina social da igreja católica, que tomava como modelo de família a “ Sagrada família” ou famílianuclear.
No âmbito do judiciário paulista, no inicio dos anos 1980, surge algumas iniciativas de sistematização da ação do assistente social, e com base nesse referencial da abordagem individual. O profissional deveria buscar estabelecer as inter-relações entre os diversos fatores que constitui a situação, em especial por meio da entrevista: “ compreende a inter-relação da dimensão espacial e dadimensão temporal, a dinâmica da personalidade e as forças do meio que atuam conjuntamente, na situação social.
O estudo social se apresenta, atualmente, como suporte fundamental para aplicação de medidas judiciais dispostas no Estatuto da criança e do Adolescente e na legislação civil referente a família.
Por meio de observações, entrevistas, pesquisas documentais e bibliográficas, ele constróio estudo social, ou seja, constrói um saber a respeito da população usuária dos serviços judiciários. Um saber que pode se constituir numa verdade. As pessoas são examinadas, avaliadas, suas vidas e condutas interpretadas e registradas, construindo-se, assim, uma verdade a respeito delas.
O relatório social/ ou laudo social ou parecer social, que apresenta com menor ou maior detalhamento, asistematização do estudo realizado “ ou da pericia social, como definido geralmente nesse espaço”, transformam-se em instrumentos do poder. Ao se tomar como referencia definições dos termos, perito, pericia e laudo, emergem e perpassam em todas elas conceitos relacionados ao “ saber”. O perito é o sujeito “ sábio”, “ hábil”, “ especialista em determinado assunto”. A pericia é traduzida como “vistoriaou exame de caráter técnico e especializado“. O laudo, por sua vez, registro por escrito, e de maneira fundamentada, os estudos e conclusões da pericia. Ou seja, registrada um saber, e saber especializado, relacionada a uma área de formação profissional.
O Código de Ética Profissional (1993) por sua vez, destaca, como princípios fundamentais que devem direcionar o trabalho do assistentesocial, o “ reconhecimento da liberdade com o valor ético central, a defesa intransigente dos direitos humanos, a ampliação e consolidação da cidadania, a defesa do aprofundamento da democracia, o posicionamento em favor da equidade e justiça social, o empenho da eliminação de todas as formas de preconceito, a garantia do pluralismo, a opção por um projeto profissional vinculado ao processo de...
tracking img