Qualidade de vida na obesidade infantil. pré-projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1540 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Isabela de Pieri Kowaleski

QUALIDADE DE VIDA NA OBESIDADE INFANTIL.
PRÉ-PROJETO
Prof. Francisco Rosa

Londrina
2012

1. INTRODUÇÃO

Atualmente existem fatores que contribuem para que as pessoas com grande facilidade ultrapassem o padrão do seu peso em relação a sua altura. Surge então um novo pico de obesidade, agora com centro no Brasil, especialmente nos seus elos mais frágeis,as crianças.
Segundo Krause (2005): “A obesidade é uma condição de gordura excessiva, seja generalizada ou localizada e o sobrepeso é um estado no qual o peso excede um padrão com base na altura”.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de geografia e estatística (IBGE) em 2006: O excesso de gordura no corpo humano é um problema sério que atinge cerca de seis milhões debrasileiros, tornou-se um problema de Saúde pública devido ao aumento descomedido de crianças com sobrepeso.
Araújo; Beserra e Chaves (2006), relatam que a disponibilidade dos alimentos foi iniciada na Antiguidade, com o domínio das técnicas agrícolas, foi uma conquista do homem contra a morbimortalidade desencadeada pela fome, vigente naquela época, e, por conseguinte, um marco decisivo paraa manutenção do ser humano. Contudo, apesar da inanição ser predominante, já ocorria casos de sobrepeso e obesidade, mesmo que esporadicamente, e, na população daquele período. Hoje em dia, com a globalização, ocorreu uma inversão desse quadro, ou seja a fome diminuiu, mas continua causando mortes em países subdesenvolvidos, enquanto a obesidade é considerada uma pandemia mundial e importanteproblema de saúde pública em países desenvolvidos e subdesenvolvidos.
Sabe-se que o psicólogo é um importante profissional envolvidos na questão da Obesidade em crianças, deixou a dúvida sobre a qualidade de vida das mesmas.
O interesse pela temática nasceu ao observar crianças com sobrepeso numa área de lazer e no conflito que a obesidade que a obesidade causa na qualidade de vida dacriança que se sente inferiorizada devido aos apelidos.
Diante de uma visão panorâmica, estabelece-se como questão norteadora: Qual a qualidade de vida de crianças portadoras de obesidade?
Pressupõe-se que:
A orientação aos pais parece auxiliar na prevenção e combate a obesidade infantil;
Palestras educativas podem conscientizar as crianças sobre o efeito de uma dieta adequada
Acompanhar acriança em seu habitat ou tende a favorecer a detecção de indícios de obesidade, além de averiguar se seguem as orientações recebidas.

2. REVISÃO DE LITERATURA

2.1. Bem Estar

Segundo Craven e Hirnle (2006), “O bem estar pode ser considerado um equilíbrio dinâmico entre os aspectos físico, psicológico, social e espiritual da vida de uma pessoa. Da mesma forma que com a saúde, cadapessoa define bem estar em relação às expectativas pessoais. Os comportamentos de bem estar promovem o desempenho saudável e ajudam a evitar a doença”.
Craven e Hirnle (2006), relatam que, “Dunn (1961) inseriu o termo alto nível de bem estar adotando a saúde como um processo contínuo no sentido do potencial mais elevado de desempenho de uma pessoa. Esse processo envolve o indivíduo, a família e acomunidade. Descreve o alto nível de bem-estar como “experiência de uma pessoa viver o Maximo da boa saúde, viver com energia, esbanjando vitalidade - por vezes como este mundo fosse um lugar glorioso”.
De acordo com Craven e Hirnle (2006;cap:03;pag:41); “O bem estar é um estado dinâmico que permite várias crença pessoais a respeito da saúde”.

2.2. Obesidade

Araújo, Beserra e Chaves(2006) “A obesidade infantil é uma enfermidade crônica que se perpetua na vida desta população, na maioria das vezes até a fase adulta”.
“A adiposidade na infância, em sua grande parte, não está diretamente relacionada ao consumo excessivo de alimentos, mas sim ao consumo de alimentos hipercalóricos, atrelado a hábitos de vida sedentários. A construção de este padrão alimentar e comportamental tem...
tracking img