resumo do livro o estudo social em pericias laudos e pareceres tecnicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1197 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 Estudo dirigido de fundamentos
01-considerando o texto de asa Cristina Laurell como podem ser definidos as politicas sociais e sua relação com o estado?
R: o avanço do capitalismo também fomenta as lutas pela garantia da satisfação das necessidades sociais a alimentação, a habitação, a saúde e a educação. Dessa forma, a questão socialtransforma-se em fato politico, e as sugestões para solucioná-la .Constituem-se em elementos definidores de projetos partidos políticos claro que ela não adquire a mesma importância em todos eles para uns, é a questão central e requisito do seu fim libertário, para outros; para outros, é um imperativo humanista cristão; para outros, ainda, é um elemento necessário de legitimação mas todos é uma questãoinevitável.
02-conforme estudo de esping –Andersem trazidos pelo texto em análise, os países capitalistas desenvolvidas podem ser agrupadas em três regimes básicos de bem estar social: Quais são estes grupos, seus representantes e suas principais características.
R: o social democrata, o conservador corporativo o liberal. As politicas sociais do estado social democrata constratam com aconcepção liberal, pois tentam garantir sob o conceito de direitos sociais as mesmas condições de vida, independentemente da inserção ou não no mercado de trabalho.
O social- democrata;exemplificando pelos países escandinavos, e que se caracteriza pelo universalismo e por uma importante redução no papel do mercado no âmbito do bem estar social;
O conservador-corporativo; exemplificado pelaAlemanha e pela Itália, que se baseia nos direitos sociais, mas que perpetua uma diferenciação social importante, e que envolve efeitos redistributivos mínimos ;
O liberal, exemplificado pelos EUA, canada e Inglaterra, que é dominado pela lógica do mercado. Therborn coincide com esping- Anderson em diferenciar os tipos de estados de bem estar com base nos critérios da amplitude e estados de bemestar com base nos critérios da amplitude e cobertura dos benefícios sociais e no grau de intervenção estatal no mercado de mercado; num extremo, está o estado de forte intervencionismo (Suécia e Noruega ) e, no outro, o estado de forte orientação de mercado (Canadá,EUA,inglaterra).

03-como pode ser caracterizadas as politicas sociais do estado de bem estar liberal considere-o antecedenteshistórico imediato do neoliberalismo.
R: a forma de o estado liberal organizar a proteção social ocasiona vários efeitos. De um lado, constitui um mecanismo que disciplina os trabalhadores, pois condiciona a proteção social á contribuição salarial. Por outro, provoca importantes desigualdades sociais e de consumo. Dessa forma, dependendo do conteúdo concreto das politicas sócias, provoca umaestratificação social relevante entre os rurais e os urbanos, entre os trabalhadores, por exemplo, entre os rurais e os relevante entre os assalariados e não- assalariados, entre os de salário alto e baixo (estigmatizando particularmente os pobres), entre os sexos, entre as diferentes faixas etárias, entre famílias com filhos e famílias sem filhos ETC.
04- conforme os estudos explicitados porLaurell, aponte os elementos que distinguem as sociedades latino-americanas dos capitalistas desenvolvidas no processo de conformação das politicas sociais e das instituições estatais de bem estar.
R: em primeiro lugar, temos o processo histórico de constituição dos estados nacionais e a conformação das instituições estatais e ideologias nacionais. este elemento inclui pelo menos ascaracterística do desfecho do confronte entre o liberalismo anticlerical o conservadorismo católico; e as características do populismo – corporativismo diferenciado aquele que surge de cima e aquele que tem raízes numa revolução social.
Outra distinção radical entre países desenvolvidos ocidentais e a américa lática do pós guerra é a dos processos políticos. Assim a democracia...
tracking img